Na primeira reunião plenária ordinária do ano, a de número 692, ocorrida nesta quinta-feira, 19, tomaram posse um terço de conselheiros titulares e suplentes, representantes das entidades de classe e das instituições de ensino superior, que compõem o sistema Confea/Crea e Mútua.
O diretor do Crea e engenheiro agrônomo Ailton Pacheco, em pronunciamento de saudação aos novos conselheiros, disse que a casa da engenharia precisa de conselheiros que cheguem com o coração aberto para defender os interesses das categorias vinculadas ao Sistema e da sociedade como um todo.
“O que existe em notícia pelo Brasil à fora que está envolvendo engenheiro, sabemos que às vezes ele não tem nada a ver com o que está sendo dito pela imprensa, e é nessa hora que podemos observar que a ética é um dos pontos fundamentais e marcantes na vida de qualquer profissional do sistema”, disse.
Ainda segundo Ailton, 2017 será um ano de muitas atividades encabeçada pelo movimento “Engenharia Unida”, da FNE, porque haverá um trabalho de valorização e fortalecimento de todas as categorias ressaltando as novas eleições que irão renovar presidentes de Creas e também do Confea.
“Espero que vocês que estão chegando cumpram um mandato aqui nesse Conselho de paz e harmonia para que o nosso Crea continue como instituição respeitada na sociedade civil”, concluiu.
O engenheiro civil Eduardo Lucena fez o juramento de posse, assumindo o compromisso de fidelidade ao mandato como representante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele e os demais juraram fidelidade aos preceitos da ética profissional com o mais elevado espírito público em defesa das profissões, zelando pela integridade do Sistema.
A leitura do termo de posse, como conselheiro titular, foi feita pelo engenheiro José Ferreira Costa, na qualidade de representante do Clube de Engenharia de Alagoas. E o seu suplente, o também engenheiro civil Osman Ramires Neto, fez a leitura do termo de posse dos conselheiros suplentes.
Participaram da mesa dos trabalhos, os presidentes Aloisio Ferreira (Clube de Engenharia), Disneys Pinto (Senge/AL) o diretor-financeiro da Mútua, o engenheiro agrônomo Cícero Calazans, o engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros (representando a presidência do Confea) e o presidente Fernando Dacal.
A nova diretoria que terá um mandato de um ano ficou definida pelo plenário desta forma: Vice-Presidente, o Eng. Civil André Luiz Lopes Malta; Diretor Administrativo, o Eng. Agr. José Roberto Medeiros Silva; Diretor Financeiro, o Eng. Eletr. Geison Cavalcante Alves e como Diretor Secretário, o Eng. Civil Messias Rodrigues Filho.
Abaixo, fotos dos novos conselheiros empossados e da nova diretoria:

Representando o Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (SENGE), o Eng. Civil Luiz Gonzaga de Barros Lima Filho

Representando a Associação dos Profissionais Eletro-Eletrônica (APREL), o Eng. Eletr. Valter Leandro da Silva Filho

Representando a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Eng. Civil Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim