Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea e comissão do Contecc discutem evento integrado com a 75ª Soea

Crea e comissão do Contecc discutem evento integrado com a 75ª Soea

  • Notícias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) recebe nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, respectivamente, integrantes da Comissão Temática do Congresso-Técnico Cientifico de Engenharia e Agronomia (Contecc) para discutir a programação referente a quinta edição do evento, que vai ocorrer paralelamente com a 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), em agosto de 2018, na cidade de Maceió-AL.

O interesse da vinda dos responsáveis pelo congresso é estreitar os laços com as instituições de ensino e da sociedade organizada de Alagoas, a fim de garantir uma maior participação de pessoas que tragam assuntos pertinentes ao desenvolvimento da região. O coordenador do Contecc, Lúcio Ivar, garante que a regionalização dos assuntos ajuda no desenvolvimento do Estado.

“Para nós é sempre importante a participação de estudantes, profissionais e pessoas da sociedade no Contecc. Ninguém melhor que o povo alagoano para informar os seus problemas e suas virtudes. Estes assuntos levantados podem ser debatidos como palestras ou minicursos. Precisamos fazer essa integração com todo Estado. Nosso interesse é agregar conhecimento, que podem, no futuro, se transformar em algo concreto. Qualquer pessoa pode inscrever seu trabalho e, caso seja classificado, apresentar o conteúdo para todos os participantes”, disse.

O contato antecipado da comissão do Contecc com a diretoria do Crea Alagoas é fundamental para a preparação da matriz de responsabilidade, que é um plano de ação onde os responsáveis pela organização precisam cumprir os prazos estabelecidos, garantindo assim o sucesso do evento.

O coordenador da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional do Crea Alagoas, e também conselheiro Marcos Antônio, destacou algumas responsabilidades que o regional terá até o dia evento. Dentre elas, uma das principais, implantar a cultura do conhecimento sobre a função do Sistema Confea/Crea na sociedade. “Essa integração com a todas as instituições é fundamental para disseminarmos a informação da importância do Sistema Confea/Crea”, afirmou.

O presidente em exercício do Crea-AL, André Malta, considerou de grande valor esta ação de incentivo a área acadêmica. Segundo ele, o Contecc é uma forma de descobrir grandes profissionais e de sempre colaborar com novas descobertas para o desenvolvimento econômico e estrutural do País.

Diálogo com as Instituições de Ensino

O segundo momento da reunião aconteceu no período da tarde, juntamente com representantes das instituições de ensino e de alguns órgãos do Estado, onde foi apresentado, pela comissão do Contecc, informações sobre o congresso. Foram mostrados gráficos, números de edições anteriores e destacado o intuído de garantir a maior participação possível, seja ela com trabalhos técnico-científicos, conferências e palestras de especialistas, reuniões sobre temas importantes, polêmicos e atuais, dando oportunidade para a troca de experiências entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais.

Uma das representantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Marechal Deodoro, Ana Paula, se mostrou feliz que em 2018 terá um evento deste porte em Maceió. “Fico feliz em participar de discussões como a de hoje. Isso mostra que o Sistema se mostra interessado na educação dos futuros engenheiros do nosso País”.