Contecc se reúne em Alagoas e começa a preparar programação

Dando continuidade nos preparativos para a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a comissão temática do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) está se reunindo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL) nestes dias 23 e 24 de março em seu primeiro encontro para definir sobre a programação do evento.

Criado com o objetivo de divulgar a experiência profissional e os trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas áreas da Engenharia e Agronomia, o Contecc vem conseguindo aglutinar os mais diversos olhares sobre as áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Coordenando a reunião, o eng. ftal. e conselheiro federal Fernando Antonio Souza Bemerguy destacou a preocupação da comissão em aproximar as instituições de ensino junto ao Sistema, e revelou algumas ideias para a programação.

“Há um distanciamento da universidade com o Sistema, e sabemos que a aproximação é mais que necessária. Em função disso, nós queremos fazer uma reunião com as instituições de ensino na semana do evento e com a Andifes”.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) é a voz das instituições federais de ensino superior, e é vista como o elo que pode ligar o segmento profissional ao segmento de ensino.

Representando o Conselho alagoano, o eng. eletrc. e conselheiro do Crea-AL Marcos Antonio ressaltou a importância da realização do congresso em Alagoas e revelou qual a meta a ser batida. “É uma oportunidade ímpar para os estudantes que querem submeter seus trabalhos em um evento de nível nacional, ter seu projeto nos anais no Confea, e a baixo custo. E mais: estamos incumbidos de proporcionar para esses estudantes o melhor congresso destes últimos cinco anos de Contecc”.

Visita técnica

Na manhã da sexta-feira (23), os integrantes da comissão se deslocaram ao Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso para uma visita técnica e análise das salas que deverão receber os palestrantes e cursos que farão parte da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que será realizada em agosto deste ano.

Com mais de quatro auditórios e teatro de alta capacidade, o local recebeu a avaliação dos membros sob a ótica voltada ao congresso e teve a aprovação geral do grupo.

Instituições de ensino

Também compareceram ao encontro instituições de ensino superior e técnico, buscando conhecer mais sobre o histórico do Contecc e seus principais benefícios. Os convidados foram recebidos pelo eng. civ. e presidente do Crea-AL Fernando Dacal, que deu as boas-vindas e colocou o Conselho à disposição para o que for necessário.

Dentre eles estava o professor de Engenharia do Petróleo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Heleno Pontes Bezerra Neto, que também integra a equipe de avaliadores dos trabalhos, e que destacou a importância do congresso para o crescimento acadêmico dos estudantes.

“A participação dos estudantes no congresso traz grandes benefícios. Tanto por conhecer outros profissionais e o que está sendo trabalhado em outras regiões, quanto por ampliar a visão deles sobre o que é de fato a Engenharia”, disse.

Submissão e seleção de trabalhos

As normas do Congresso estabelecem que podem ser submetidos até três trabalhos técnicos e/ou científicos, individualmente ou em grupo de até cinco autores nas áreas de Agrimensura, Agronomia, Engenharia Civi/Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica/Metalúrgica, Geologia/Minas, Engenharia Química e ainda Experiência Profissional, Educação, Gestão, Acessibilidade e Sustentabilidade.

Todo o regulamento do Contecc pode ser conhecido clicando aqui.