Comissão do Contecc discute com Fiea temas para 75ª Soea

Um grupo de conselheiros federais, membros do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), acompanhados do presidente do Crea-AL, Fernando Daca, estiveram reunidos, na última terça-feira, 10,  com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, para discutir alguns temas de interesse da entidade alagoana a serem debatidos durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), marcada para ocorrer entre os dias 21 e 24 de agosto.

Os representantes do Contecc – profissionais de Sergipe, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Pará -, mostraram a Lyra a importância da participação da Fiea na Semana Oficial, que tem como destaque a realização do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

“Estamos tentando trazer aos mais de 3.000 participantes, assuntos relacionados ao estado de Alagoas. Esse é o motivo da nossa visita. Criar uma parceria com a Federação, que vai nos orientar sobre quais profissionais podem apresentar algum estudo e números importantes para a Indústria alagoana”, disse o presidente Fernando Dacal.

Na oportunidade, Lyra apontou como importante para expor ao evento os setores sucroalcooleiro, do plástico, cultura do eucalipto, construção civil e pecuária de leite. Ele destacou a iniciativa das entidades da Engenharia e Agronomia de ouvir a Fiea e as demais federações do setor empresarial, acerca dos assuntos que precisam de debates técnicos e acadêmicos, que possam resultar em soluções para os problemas identificados. “Na indústria, atuamos em parceria com as universidades, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, desenvolvendo projetos e ações de inovações em empresas, sempre com foco no desenvolvimento e crescimento de nossa economia”, declarou José Carlos Lyra.

O presidente do CREA-AL, Fernando Dacal, revelou que a 75ª Soea deve trazer para Maceió cerca de 3 mil profissionais, entre engenheiros, agrônomos, professores e estudantes da área, que participarão do Congresso Técnico Científico. Ele ressaltou a importância do Contecc 2018, evento que, anualmente, discute o cenário nacional e do Estado onde é realizado. “Nossas entidades atuam em parceria com o setor produtivo, de modo que os debates que realizamos, de caráter acadêmico e técnico, tragam benefícios para a sociedade”, afirmou Dacal.

Com o tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, o Contecc deve discutir também o processo eleitoral, com palestras e debates sobre candidaturas à Presidência da República. Segundo Fernando Dacal, o lançamento oficial da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), está marcado para o próximo dia 19, às 18h30, na Associação Comercial, em Maceió.

Texto: Ascom Fiea e Crea