Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Alunos do Ifal garantem terceiro lugar em conferência internacional de Engenharia

Alunos do Ifal garantem terceiro lugar em conferência internacional de Engenharia

  • Notícias

Boa notícia para Alagoas: estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) garantiram o terceiro lugar no SCORE Contest 2018, uma competição tecnológica considerada o ponto alto da Conferência Internacional em Engenharia de Software (ICSE), realizada na cidade de Gotemburgo, Suécia, nesta última semana.

O projeto apresentado foi do aplicativo Travlendar, um organizador pessoal em formato de agenda que leva em conta o tempo de deslocamento do usuário entre os compromissos do dia. Com esse sistema, a equipe alagoana marcou presença como a única equipe brasileira a participar da conferência internacional, além de ser a primeira vez de Alagoas com representantes na competição.

Os alagoanos premiados foram os alunos Gabriel Silva e Anderson Feitosa, do curso de Sistemas de Informação do campus Maceió, e Igor Batista e Genilson Almeida, do curso técnico em Informática para Internet do campus Rio Largo.

Responsável pela coordenação do grupo de pesquisa, o professor Dr. Flávio Medeiros afirmou que embora tenha pego o grupo de surpresa, a conquista foi muito bem-vinda entre os alunos.

“Houve uma grande vibração. Foi muito bom ver a vontade dos meninos que, mesmo no início não acreditando ser possível, receberem a notícia que iriam pra Suécia e ainda ficar entre os finalistas”, disse.

O aplicativo

O Travlendar nasceu com o objetivo de auxiliar profissionais com rotina intensa de viagens e precisam realizar encontros de negócios ao redor do mundo. O sistema possui integração com diversas plataformas como Google Calendar, Facebook, e Twitter, além de permitir seu acesso através de navegadores como Chrome, Firefox e outros.O aplicativo já está disponível para Android e iOS e você pode baixá-lo acessando o Google Play ou Apple Store.

Desenvolvido desde setembro do ano passado, o projeto teve que ser realizado de forma distribuída, uma vez que distância entre os integrantes dificultava a possibilidade de reuniões presenciais.

“Isso exigiu muita motivação e, principalmente, disciplina por parte dos alunos, que mesmo sem receber nada por isso, se esforçaram bastante pra fazer dar certo” disse Flávio, orgulhoso do resultado.

Conferência Internacional em Engenharia de Software (ICSE)

A Conferência Internacional de Engenharia de Software é a principal de engenharia de software do mundo, proporciona um fórum para pesquisadores, profissionais e educadores para apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências, experiências e preocupações no campo da engenharia de software.