4ª Reunião do CP promove troca de experiências e alinhamento de ações

De 1 a 3 de agosto, o Crea-MG sediou 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea. O evento tem como objetivo buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema, por meio da uniformização de procedimentos e do posicionamento diante de temas relacionados às profissões da área tecnológica.

No primeiro dia da reunião, tiveram palestras sobre o Colégio Estadual de Empresas (CEM-MG), além de uma apresentação sobre as experiências e resultados na fiscalização no agronegócio e uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo GT de Estruturas Curriculares e suas Atribuições.

As comissões de Ética e Exercício Profissional (CEEP), de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) apresentaram os trabalhos que têm desenvolvido e, em seguida, foi a vez da Comissão Organizadora da 75ª SOEA. E para finalizar as atividades do primeiro dia, o Crea-PR discutiu a Legislação do Microempreendedor Individual, além de apresentar o planejamento estratégico e o comitê empresarial.

Entre as apresentações do segundo dia, o conselheiro federal Alessandro Machado e o funcionário do Confea Sérgio Martins apresentaram um relatório e planejamento referentes à integração dos regionais na ART nacional. O conselheiro também falou sobre o Projeto de Lei 3772/2015, que dispõe sobre medidas de abertura da economia no Brasil e de licitações. Dando sequências, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema discutiu os reajustes de anuidades, taxas, multas e ART para o exercício 2019.

Por fim, houve um momento dos presidentes dos Creas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e do Norte que, entre os assuntos pautados, discutiram a fiscalização do agrotóxico e a reforma e ampliação de sedes e inspetorias.

Já no último dia do CP, um tema que recebeu destaque na reunião foi a atuação feminina no agronegócio. A fundadora do portal Agromulher, a mineira e engenheira agrônoma Vanessa Sabioni, ministrou uma palestra sobre a criação da maior rede digital liderada por mulheres. De acordo com Vanessa, a palestra foi uma oportunidade de mostrar a atuação da mulher no agronegócio, área em que há um predomínio masculino.

“A ideia foi promover, por meio da apresentação de cases, o empoderamento feminino na área tecnológica, além de oferecer mais capacitação feminina no âmbito profissional” comentou a engenheira. A última apresentação da reunião, foi do Crea-SC que discutiu a redução do desconto para pagamento da anuidade antecipada, taxa para correção das anuidades em atraso, além dos custos das despesas do Colégio de Presidentes.

Ascom Crea-MG / Crea-AL