Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea participa de debate sobre Gestão de Recursos Hídricos

Crea participa de debate sobre Gestão de Recursos Hídricos

  • Notícias

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Alagoas (Aesal) e o Centro Universitário Tiradentes (UNIT), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) realizaram na noite desta quinta-feira, 21, no auditório da instituição de ensino, uma mesa redonda com o tema “Gestão de Recursos Hídricos e a importância da Outorga”.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Crea, engenheiro civil Fernando Dacal, agradeceu o convite de estar presente no primeiro evento da associação e por ser também, em comemoração a um dia tão importante.

“A Aesal é uma entidade nova, que pleiteia fazer parte do Conselho. É de extrema importância a preocupação e a consciência de questões como o uso de recursos hídricos, primordial para a nossa sobrevivência”, destacou.

A presidente da Aesal, engenheira sanitarista e ambiental, Liz Araújo, ressaltou a importância deste primeiro evento da associação. “É uma temática muito importante que interessa a todos nós engenheiros ambientais e sanitaristas. Espero que aproveitem esse momento”, disse.

Também fizeram parte da mesa de honra, o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIT, o professor Líbel Pereira e o também professor da instituição Prof. Ismar Macário, encarregado de mediar o debate.

Palestras

A presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental secção Alagoas (ABES/AL), engenheira civil e especialista em recursos hídricos, Ana Catarina Lopes, iniciou o momento de palestras onde, apresentando o panorama legal relacionado à outorga e recursos hídricos no Brasil. Ela deu ênfase as responsabilidades e limitações impostas pelas leis atuais.

Já o engenheiro civil, mestre em recursos hídricos e saneamento ambiental, Alex Gama, contribuiu com o seu conhecimento prático como consultor e gestor, tendo atuado em diversos estados. Ele contou com um vasto conhecimento na área e repassou aos profissionais e estudantes algumas de suas experiências por importantes regiões do País.

Finalizando as apresentações, o atual Secretário do Estado de Alagoas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e também engenheiro civil, Gustavo Carvalho apresentou o cenário atual dos recursos hídricos em Alagoas, bem como explicou como se dá o processo de outorga dentro do estado.

Após as apresentações, foi aberto ao público um espaço para perguntas, onde os profissionais e estudantes das mais diversas áreas puderam fazer perguntas aos especialistas.