Crea se reúne com Seplag para evitar extinção da Serveal

  • Notícias

A reconsideração da extinção da empresa de Serviços de Engenharia de Alagoas S/A (Serveal) pode ocorrer por parte do Poder Executivo. Este foi o resultado da reunião, realizada nesta sexta-feira, 29, entre o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques.

A reunião entre as partes ocorreu após o presidente Fernando Dacal ter procurado o governador Renan Filho, demonstrando preocupação sobre a recente decisão. Renan solicitou que a Seplag tivesse uma reunião técnica com o Crea para discutir saídas.

Durante o encontro, Dacal defendeu que o Governo Estadual não pode perder uma empresa tão importante para o desenvolvimento. Por isso, foram pontuadas entre os gestores do Crea e da Seplag, alternativas técnicas que propõem resgatar a credibilidade da engenharia estadual.

“Sei das dificuldades econômicas que estamos passando, mas a manutenção do serviço de engenharia significa muito para a credibilidade e o progresso de Alagoas. Precisamos discutir novos moldes para a empresa. Assim o serviço público e a engenharia são valorizados”, sugeriu o presidente do Crea.

Segundo o secretário Fabrício Marques, é inviável para os cofres públicos a manutenção do órgão como está hoje. “São gastos R$ 15 milhões por ano só com o pessoal. Precisamos de uma racionalidade econômica para garantir a continuidade da Serveal”, disse.

Ao fim do encontro, o secretário ficou de aguardar um retorno do Crea, que irá analisar, com a participação das entidades ligadas a engenharia, alternativas que busquem reestruturar, considerada ideal para a empresa de engenharia estadual. A proposta deve abrir uma nova rodada de negociações.