Crea-AL realiza workshop gratuito sobre inovação

A Legislação de Inovação Brasileira será tema de workshop realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), na próxima quinta-feira, 26, a partir das 19h.

O evento que acontecerá no auditório do Conselho, tem por objetivo contribuir e participar das ações de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, tanto para divulgar com a Lei em vigor, quanto contribuir para disseminação de conhecimento. A palestra “Lei da Inovação” contará com quatro painelistas. A primeira palestra será ministrada pela advogada e vice-presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, Nathalia Peixoto, que abordará o novo marco legal da inovação.

O segundo tema, tem como assunto principal a apresentação da Lei Municipal de Inovação, que será ministrada pela arquiteta e urbanista e Secretaria do Gabinete de

Governança do Município, Iria Almeida. Já o tema “O ecossistema de inovação em Alagoas”, será debatido pela Gerente de Políticas Públicas do

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Renata Fonseca.

E, finalizando o workshop, o professor da Universidade Federal de Alagoas, que ajudou a criar o Núcleo de Inovação e Tecnologia da Ufal, Josealdo Tonholo, discorrerá sua apresentação sobre o tema “A Universidade como catalisadora de Inovação”.

O novo Marco Legal da Inovação, Ciência e Tecnologia altera regras importantes favorecendo a criação de um ambiente de inovação mais dinâmico no Brasil. A Lei também traz vantagens para o setor de Engenharia, haja vista a previsão de dispensa de licitação para a aquisição ou contratação de produto para pesquisa e desenvolvimento. No caso de obras e serviços de engenharia o limite passa de R$ 15 mil para R$ 300 mil.

Para uma das palestrantes, Nathalia Peixoto, esse movimento tem como objetivo compartilhar conhecimento e expandir boas práticas sobre política pública de Inovação. “Começamos o movimento a partir da OAB/AL e estamos expandindo para os demais Conselhos, bem como, iniciamos o processo de interiorização levando essa apresentação às Prefeituras”, afirmou.

“Esse marco traz grandes novidades para os engenheiros prevendo a possibilidade de dispensa de licitação para aquisição ou contratação de produto para pesquisa e desenvolvimento, no caso de obras e serviços de engenharia. Nosso propósito é impulsionar a transformação”, completou Nathalia.

Podem participar do workshop, além dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, qualquer pessoa que se interesse por políticas públicas relacionadas a inovação, tecnologia, empreendedorismo e estudantes. O workshop é gratuito e os interessados devem realizar a inscrição através do site do Crea-AL ou clicando aqui. As vagas são limitadas!