Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Brasileira recebe prêmio por solução para filtrar água por meio da radiação solar

Brasileira recebe prêmio por solução para filtrar água por meio da radiação solar

  • Notícias

A jovem Anna Luisa Beserra (21) desenvolveu um dispositivo que purifica água por meio da radiação solar, com esse projeto ela conquistou o Prêmio Jovens Campeões da Terra, realizado pela ONU Meio Ambiente. A jovem empreendedora e cientista foi uma das sete vencedoras juntamente com representantes da África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental.

Os vencedores receberam seu prêmio durante a Cerimônia dos Campeões da Terra em Nova Iorque, que aconteceu dia 26 de setembro de 2019, coincidindo com a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula de Ação Climática.

Anna criou o Aqualuz que é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível. Esta realidade afeta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.

A água da cisterna é purificada por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro para o consumo. “Meu propósito é levar o direito básico à água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais”, afirmou Beserra. “Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas.”

A invenção é de baixo custo, fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Embora tenha sido testada apenas no Brasil, o dispositivo tem potencial para ser aplicado em outros países. O Aqualuz já distribuiu água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda este ano.

FONTE: engenhariae.com.br