De acordo com o levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para 2020, a demanda por profissionais do setor de Engenharia pode alcançar entre 600 mil e 1,15 milhões de postos de trabalho. A estimativa foi realizada com base na análise do período de 2011 a 2020.
A partir das projeções favoráveis, nota-se uma alta demanda por engenheiros no mercado de trabalho nas mais diversas especialidades da área. No entanto, as empresas estão em busca de profissionais com experiência, qualificação e competências técnicas.
Na região sul fluminense, por exemplo, com forte presença de indústrias do setor metal mecânico e automobilístico, o engenheiro mecânico é um profissional indispensável. Afinal, esta é uma área de atuação ampla que compreende a elaboração de projetos, análises, operação e manutenção de sistemas mecânicos, bem como planejar e produzir motores, veículos, equipamentos e sistemas termodinâmicos para diferentes áreas da indústria.
Porém, para uma atuação de excelência que atenda às demandas do setor, é necessário que os profissionais possuam conhecimentos específicos. Se especialize!
FONTE: G1