Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • GT Abalos Sísmicos se reúne em Maceió para concluir dos trabalhos

GT Abalos Sísmicos se reúne em Maceió para concluir dos trabalhos

  • Notícias

Durante esta segunda e terça-feira, 14 e 15 de dezembro, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Abalos Sísmicos, do Confea, se reuniram no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) para preparar o relatório de conclusão dos trabalhos que será apresentado ainda este ano, em sessão plenária do Confea.

O Conselheiro Federal Renan Guimarães de Azevedo, coordenador do GT e o especialista eng. de Minas Regis Wellausen Dias, juntamente com o presidente do Crea-AL, eng. civil Fernando Dacal, ouviram do engenheiro químico e gerente de produção da área de cloro e mineração da Braskem, Galileu Henrique, as ações que estão sendo feitas referentes ao Plano de Fechamento e Monitoramento das cavidades na região do bairro do Pinheiro.

“Aqui está um resumo dos números referente a realocação e compensação financeira, onde cerca de 10 mil imóveis já passaram por todo o processo de inspeção de mapeamento da família, em algumas áreas ainda existem famílias morando, mas a área de resguardo e as zonas A, B e C todas as pessoas já foram realocadas. E, até hoje, aproximadamente, 2.500 imóveis já tiveram sua compensação financeira finalizada”, afirmou Galileu.

Ainda de acordo com o gerente de produção da área de cloro e mineração da Braskem, estão sendo implementados alguns tipos de monitoramentos na região. “Nós temos campanhas de topografia e interferometria, a medição por satélite e mensalmente nós recebemos o relatório com os dados. Já tínhamos, desde o ano passado, instalado DGPS na região, com sistema de alerta visual e sonoro de movimentação, e, mais recentemente, implementamos e está nos últimos ajustes, a malha de microssísmica para medir microssismo”, esclareceu.

Com assessoria da geóloga Sílvia Cunha, o grupo é formado ainda pelo conselheiro federal Zerisson de Oliveira Neto, e os especialistas Geólogos Nivaldo Bósio e Ricardo Latgé que participaram da reunião por vídeo chamada.