Crea-AL fiscaliza shoppings de Maceió na busca de prevenção contra pandemia

Preocupado com o aumento de casos de infecção do novo coronavírus em Maceió, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) prepara uma ação de inspeção nos shoppings da capital nesta quarta (13) e quinta-feira (14), buscando fiscalizar todo o equipamento tangente à uma possível proliferação do vírus, tais como ar condicionados, elevadores, sistema de água e esgoto, entre outros. A operação fará sua primeira vistoria no Parque Shopping, às 9h, e envolverá os outros shoppings da cidade, além de incluir também o Arapiraca Garden Shopping na próxima semana.

Dados recentes do último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Municipal Saúde registram um aumento de 1.380 novos casos na última semana, acompanhando o acelerado crescimento de 42% na média móvel de casos no Brasil. Por isso, ações como essa se fazem necessárias para não apenas garantir o seguimento dos protocolos de segurança rotineiros, mas também para agir em prol dos interesses comunitários a fim de evitar um colapso na saúde pública.

Segundo a presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, a ideia é que a mobilização seja, neste primeiro momento, de caráter educativo. “A nossa principal linha de conduta é resguardar o consumidor e garantir a defesa da sociedade, e por isso entraremos em campo para orientar esses empreendimentos a seguirem as normas de segurança e evitar uma maior propagação do vírus”, destacou.

Fiscalização

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-AL, Igor Balbino, outro pilar da operação também é coibir o exercício ilegal da profissão. Caso constatada contratação de profissionais não capacitados, a empresa será notificada e terá prazo para contratar um novo profissional habilitado pelo Crea-AL.

“Não temos dúvida de que essas empresas contam com o trabalho de profissionais habilitados, mas queremos mostrar para a sociedade que o conselho segue atento e mantém sua supervisão contínua em defesa da profissão”, concluiu.

Denuncie

O Crea-AL tem seu canal aberto com a sociedade. Em caso de denúncias de serviços que infringem as medidas de segurança e/ou sem a presença de profissional legalmente habilitado, você ligar para (82) 2123 0857, entrar em contato pelo Whatsapp (82) 2123 0866 ou acessar www.crea-al.org.br.