Crea-AL e Ufal propõem criação do Fórum das Engenharias e Geociências

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Rosa Tenório, esteve reunida com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, tratando sobre assuntos que aproximem o corpo acadêmico com a entidade profissional. Entre os assuntos em destaque, foi proposto a criação de um Fórum das Engenharias e Geociências, que vai atuar principalmente na valorização dos futuros profissionais e no cadastramento dos dados dos egressos no banco de informações do conselho.

Assuntos referentes ao desenvolvimento do estado foram discutidos no encontro. A presidente Rosa destacou a necessidade das instituições se unirem em projetos que venham a contribuir com as demandas da sociedade.

“São os profissionais da Engenharia que fazem o desenvolvimento acontecer. Esse é o protagonismo que precisamos ter em Alagoas. Esta aproximação com a universidade valoriza nossos futuros profissionais. Para cada encontro com as instituições de ensino, preparamos pontos de discussão, como por exemplo, a criação de um calendário de palestras e um evento periódico de premiação exclusivo para os estudantes e no cadastramento dos dados dos egressos em nosso Sistema”, disse Rosa.

Fórum das Engenharias e Geociências

Na busca de um canal para atender as demandas do Conselho, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho chamado “Fórum das Engenharias e Geociências”, que vai contar com a participação coordenadorias dos cursos da universidade. O objetivo é também contribuir com pautas técnicas que ajudem no desenvolvimento de Alagoas, podendo servir como um braço colaborativo do poder executivo.

O reitor Josealdo Tonholo destacou a importância de melhor aproveitar a visão técnica que as instituições têm para Alagoas. “Temos uma grande responsabilidade social no desenvolvimento de Alagoas. Somos referência na área tecnológica com nossos 22 cursos ligados ao Crea-AL. Não podemos nunca abrir mão de utilizar nossa capacidade coorporativa. Seja na contribuição de algum estudo relacionado na implantação de determinada ciclovia ou até nas opiniões que ajudem os nossos representantes a resolver ou minimizar problemas das nossas cidades”, destacou.

Estiveram presentes na reunião os conselheiros do Crea-AL e representantes da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), Alexandre Cunha, José Teodorico e Flávio Barboza; como também o superintendente Geison Alves e os coordenadores do Centro de Ciência Agrárias (Ceca), Gauus de Andrade; do Centro de Tecnologia (CTEC), Vladimir Cazamori; a representante do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Silvana Quintella; e o vice-diretor do Instituto de Computação, Davi Bibiano.