Treinamento para conselheiros orienta sobre regimento e atribuições do Crea-AL

Nesta segunda-feira (25), conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) participaram de uma apresentação sobre seus deveres e responsabilidades como representantes da Engenharia alagoana durante o seu mandato. Orientados pela assessoria técnica na plenária da entidade, eles foram instruídos sobre suas atribuições, legislação, funcionamento e operação do sistema informatizado do Conselho.

A programação começou com a assessora técnica e engenheira civil, Nina Kátia, apresentando os objetivos, missão e visão do Conselho, além da legislação do Sistema Confea/Crea. “Nós damos uma visão geral do nosso regimento e vamos tocando nos pontos mais importantes dos processos do dia a dia que passam pelas câmaras”, disse.

A engenheira civil Susana Carlos explicou sobre os processos e registro de pessoa física, ART, cadastramento de instituição de ensino e de seus cursos e extensão de atribuição. Em seguida, o assessor técnico e engenheiro agrônomo André Battalhini falou sobre os normativos, código de ética e tramitação de processos de infração à legislação profissional.

Fechando o evento, a secretária das Câmaras, Larissa Fabiany, explicou o passo a passo do acesso ao ambiente profissional, mostrando na prática como os conselheiros conseguem utilizar o Sistema de Informações Técnicas Administrativo do Crea (Sitac) e suas funcionalidades quanto aos relatos de processos, votação, pedido de diligência, entre outros.

Pela primeira vez compondo o plenário, o engenheiro eletricista Jarbas de Andrade aprovou o treinamento. “Sem esse treinamento, ainda estaríamos sem saber das atribuições e do funcionamento do Conselho. Como novo conselheiro e também profissional do Crea-AL, agora estamos recebendo uma outra visão do sistema”, finalizou.