15 de fevereiro de 2021

Conselheiro é reeleito coordenador Nacional da Câmara de Agrimensura

   O engenheiro agrimensor e conselheiro do Crea-AL, Lucas Barbosa Cavalcante, e o geógrafo Danilo Giampietro Serrano (Crea-PR) são os responsáveis pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI) neste ano.

Lucas foi reconduzido ao cargo e, juntamente com Danilo, anunciou: “vamos trabalhar para união e reconhecimento da profissão dos Agrimensores, Geógrafos e Cartógrafos. Tendo como plano de trabalho o seguimentos do planejamento urbano, regional, ambiental e hídrico, a geomensura, a regularização urbana e fundiária e tantos outros que foram necessários para o pleno exercício de nossas funções. Ainda, trabalhar ativamente na fiscalização e acompanhar toda e qualquer agenda parlamentar que envolva direta e indiretamente nossas profissões. Precisamos trazer visibilidade para nossa modalidade!”, disseram os coordenadores.

Em sua passagem pela CCEAGRI, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, elogiou o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria e apresentou o balanço dos últimos 60 dias de trabalho. Na ocasião, Krüger deu destaque para o Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que contempla os profissionais da coordenadoria.

“Pelo acordo, será elaborado em conjunto projeto piloto que integre as competências legais das partes envolvidas e fortaleça o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), por meio do desenvolvimento de ações conjuntas que visem à redução e gestão de riscos de desastres de natureza geológica, hidrológica e tecnológica”, explicou o presidente.

Lucas ainda destacou que o esforço para a sua recondução valoriza Alagoas, que carrega uma baixa quantidade de profissionais habilitados em agrimensura.

“No Brasil existem 16 Estados com representação na CCEEAGRI, que trata não somente da Engenharia de Agrimensura, mas da modalidade Agrimensura, que abrange os Engenheiros Agrimensores, os Engenheiros Cartógrafos, os Geógrafos, os tecnólogos destas áreas. Destas 16 representações, 11 Estados são compostos de câmaras mistas, incluindo Alagoas, sendo esse o que possui um dos menores quantitativos de profissionais registrados da modalidade. Ou seja, a recondução a função de coordenador nacional é um destaque para a modalidade Agrimensura em Alagoas, mesmo diante dos baixos índices de registro no Crea-AL, e com pouca representatividade, se conseguiu mostrar a qualidade e capacidade de gestão, com propostas e ações que buscam melhorar, desburocratizar e sanar vícios que impedem a valorização do profissional da agrimensura”, disse.

Antes de encerrar sua participação, Joel Krüger diplomou os coordenadores que estarão à frente da CCEAGRI em 2021. Os engenheiros definiram as datas das próximas reuniões: de 10 a 12 de maio, de 04 a 06 de agosto, em Brasília, e de 03 a 05 de novembro, na Bahia.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea e do Crea-AL
Fotos: Marck Castro e Vanderlei Pereira/Confea