Emater assina termo de convênio com Ifal para concessão de estágios

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) estiveram presentes durante a assinatura de um termo de convênio entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) para concessão de estágios entre estudantes de oito cursos do instituto, sendo eles: Agropecuária, Administração; Agroecologia; Agroindústria; Meio Ambiente; Biotecnologia e Gestão Ambiental, estes de nível médio técnico, além do bacharelado em Engenharia Agronômica.

A presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, destacou o sentimento de estar presente numa iniciativa tão positiva para a vida dos futuros profissionais. “É com muita felicidade que injetamos mais um estímulo pela nossa categoria no mercado trabalho, principalmente para o começo da carreira destes estudantes que estão dando o seu primeiro passo na vida profissional. Influenciar na formação de novos engenheiros, técnicos e tecnólogos também é uma atribuição do Conselho e seguimos trabalhando incessantemente para proporcionar momentos com este”, destacou Rosa.

Rosa também antecipou informações sobre a implantação do Banco de Oportunidades, um projeto que o Crea-AL pretende implantar com o objetivo de criar um canal de relacionamento entre empresas, profissionais e estudantes para o mercado de trabalho.

“Nossa iniciativa vai proporcionar que empresas busquem, por meio de uma plataforma online, perfis de engenheiros, agrônomos e profissionais da geociência. O projeto também pretende trabalhar a inserção de estudantes no mercado de trabalho. Para isso ocorrer com profissionalismo, estamos discutindo um convênio com uma empresa de Recursos Humanos conceituada no mercado”, explicou Rosa.

De acordo com a coordenadora de Estágios e Egressos do Ifal, Adriana Thiara, trata-se da primeira parceria firmada no ano, visando atender ao Projeto Agro IF Nordeste e ao Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência). Conforme o convênio assinado pela agência, cinco residentes serão acolhidos para atuar na assistência técnica da agricultura familiar em Alagoas.

“Os residentes serão acompanhados por técnicos na assistência técnica de 10 agricultores familiares, cada um. Por meio dessa parceria, queremos acompanhar qual a importância dessa assistência sobre essa agricultura, que representa cerca de 70% do setor no estado alagoano”, concluiu o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.