29 de março de 2021

Confea aprova realização da Soea Connect em setembro

Aprovada pelo plenário do Confea, a Soea Connect – versão virtual do evento de maior projeção do Sistema Confea/Crea, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia –, será realizada de 15 a 17 de setembro próximo. A decisão foi tomada logo no início da Sessão Plenária 1.562, do Confea,  na manhã de sexta-feira (26/03) com os trabalhos abertos pelo vice-presidente da instituição, o eng. civ. João Carlos Pimenta, substituindo o presidente da Casa, eng. civ. Joel Krüger, que participava de uma reunião da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI).

A deliberação foi apresentada pelo eng. eletric. Daniel Sobrinho, que coordena a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e saudada como um divisor de águas nos votos apresentados e que, por unanimidade, aprovaram a realização da Soea Connect. Entre os argumentos apresentados em defesa da deliberação que trata da realização da Soea Connect, os integrantes da Cais afirmam que a decisão levou em conta “as incertezas relacionadas ao futuro à vista da pandemia do Coronavírus”.

Inovação no evento mais tradicional do Sistema

Com espaço aberto para apresentar o projeto ao plenário, Silvia Girardi, secretária executiva da Comissão Organizadora Nacional da Soea (Consoea), disse que a versão virtual vai reproduzir o formato do evento presencial. “Manteremos as mesmas características do evento presencial e, para isso, teremos uma plataforma com ambientes interativos em 3D. “A plataforma está sendo construída considerando uma estrutura que comporte as necessidades do evento”. Reunindo anualmente cerca de 3.500 participantes, a versão virtual da Semana “alcançará um público bem maior”, destacou Silvia, durante a sua apresentação: “podemos chegar a qualquer lugar do mundo”.

Segundo ela, para participar, depois de preencher um formulário que estará disponível, o público terá acesso a menus navegáveis e interativos, contendo a programação, o mapa do evento e os ambientes onde as atividades serão realizadas: “as salas/ambientes poderão ser acessadas”. A secretária executiva da Consoea adiantou que a partir de um estúdio no Crea-GO, as palestras poderão ser transmitidas em tempo real do estúdio, da casa do palestrante ou poderão ser gravadas.

Silvia informou que “da cerimônia de abertura, marcada pela entrega da Medalha do Mérito, ao Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), incorporado à programação da Soea, tudo será transmitido virtualmente”. “Tanto os trabalhos do Contecc quanto o vídeo e o livro relacionados às honrarias entregues pelo Sistema estarão expostos em galerias”, completou.

Mais que um relatório quantitativo, Silvia pretende apresentar um relatório qualitativo ao fim da realização da Soea Connect: “o perfil dos participantes, os assuntos mais comentados serão itens desse relatório”, adiantou. Destacando que a 77ª Soea seria realizada presencialmente em Goiânia (GO), em 2020, a deliberação da Cais mantém o Crea-GO como anfitrião do evento, inicialmente marcado para 2022.