Crea-AL promove live na terça (16) sobre as mulheres na Engenharia nacional

Em meio a tanta luta, as mulheres vêm ocupando uma parcela cada vez mais expressiva do mercado de trabalho com o passar dos anos. De acordo com os dados mais recentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os números indicam que o número de engenheiras registradas no sistema teve um crescimento de 42% nos últimos anos, mas ainda há muito a ser alcançado.

É de olho neste cenário que o Crea-AL estará realizando na próxima terça-feira, 16, a live com o tema “Perspectiva das Mulheres na Engenharia Nacional”, que discutirá sobre a presença feminina na profissão e que contará com as presenças das presidentes dos Creas pelo Brasil e a participação do presidente do Confea, Joel Krüger. O evento será transmitido ao vivo, às 19h30, no canal do YouTube do Crea-AL.

“Todos nós acreditamos que este é um momento especial para a mulher no Sistema. Formar lideranças femininas é fundamental para que a realidade mude e possamos ter mais mulheres nas instâncias decisórias da nossa sociedade. Essa é a premissa que norteia a implantação do Programa Mulher no Sistema Confea/Crea e que também conduzirá nosso bate-papo com as presidentes na terça”, afirmou a presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, que mediará o debate.

Convidadas especiais

Nanci Walter é a primeira mulher eleita para o cargo em 86 anos de história do Crea-RS, inaugurando também o ineditismo de uma profissional da Engenharia Ambiental à frente de um Conselho Regional. No Norte do país, a eng. civ. Carmem Bastos Nardino preside o Crea-AC, que teve uma presidente mulher nos últimos dois mandatos. No Distrito Federal, Fátima Có teve seu mandato validado com a reeleição para presidir o Crea-DF por mais três anos.

Presidente Nanci Walter (Crea-RS), a presidente Carmem Nardino (Crea-AC) e a presidente Fátima Có (Crea-DF)

O Mato Grosso do Sul inovou com uma engenheira agrimensora, trazendo renovação não só de gênero, mas de área da engenharia também, elegendo Vânia Melo com 55% dos votos. No Crea-RN, Ana Adalgisa foi reeleita para o segundo mandato, chancelando que o trabalho iniciado no primeiro mandato tem a aprovação dos profissionais potiguares.

Presidente Vânia Mello (Crea-MS) e a presidente Ana Adalgisa (Crea-RN).

Próximas transmissões

Além da live desta terça, o Crea-AL já tem encontro marcado para as próximas semanas do mês da mulher. No dia 23, às 19h30, a transmissão será diretamente no Instagram do Conselho com um bate-papo sobre a importância do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea com a gerente de Relações Institucionais do Confea, Fabyola Resende.

E no dia 30, também às 19h30, o ciclo de lives se encerra com um debate sobre a vulnerabilidade da mulher na sociedade com a presença da primeira ministra mulher do Brasil, Solange Jurema; com a presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB-AL, Caroline Leahy; e com a comandante da Patrulha Maria da Penha, maj. Danielli Assunção.