8 de junho de 2021

Crea-AL vai participar de processo de modernização do TCE-AL

Convênio firmado junto com a Fundepes vai garantir que o Conselho conceda informações técnicas para melhor funcionamento do Tribunal

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) assinou, nesta segunda-feira, 7, um termo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL) e a Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes) com o objetivo de colaborar com a modernização da gestão da corte de contas. A Ordem dos Advogados (OAB-AL) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AL) também participaram deste novo projeto.

O TCE-AL entende que as entidades profissionais participantes da assinatura deste termo são indispensáveis para o sucesso da implantação deste modelo de gestão que está sendo proposto. A Fundepes será a instituição contratada para realizar os estudos dos principais gargalos e soluções para melhor funcionamento do órgão fiscalizador de Alagoas.

A presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, destacou a iniciativa do presidente Otávio Lessa de reformulação da estrutura do Tribunal.

“É muito importante essa releitura que o TCE faz. O Crea-AL com toda certeza se orgulha de participar deste processo. Aqui iremos trabalhar juntos, identificando os pontos necessários de atuação do Tribunal para uma fiscalização abrangente das ações que englobam as engenharias, agronomia e geociências”, disse.

De acordo com Otávio Lessa, as profissões envolvidas nesse processo fazem parte da maioria do corpo colaborativo do órgão.

“Temos reunidos aqui pessoas que irão nos ajudar a pensar esse novo formato de gestão que o TCE vai colocar em prática. Vamos identificar novas formas de processos e avançar tecnologicamente”, disse.

O diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, destacou que será criado um plano de trabalho com o estudo e atualização conjunta dos envolvidos. “Iremos repensar o Tribunal em suas rotinas administrativas e transformá-las em aperfeiçoamento institucional”, falou.