Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • CBMAL publica novas Instruções Técnicas sobre incêndio e emergências

CBMAL publica novas Instruções Técnicas sobre incêndio e emergências

  • Notícias

   Nesta última terça (13) e quarta-feira (14), foram publicadas no Diário Oficial de Alagoas as Portarias nº 229/2021 e 233/2021 que disponibilizam Instruções Técnicas (IT) que versam sobre diversos tipos de exigências e medidas de proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco, além de regras de inspeção e manutenção aos profissionais e às empresas que prestam serviços referentes.

A iniciativa se dá através de Superintendência de Atividades Técnicas (SAT) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que trabalharam na elaboração de instruções que irão regulamentar toda a área preventiva sob a responsabilidade do CBMAL, junto a edificações comerciais, industriais e multifamiliares em todo o estado de Alagoas.

De acordo com o Ten. Cel. do CBMAL, Sérgio Verçosa, a intenção é diminuir a consulta às normas externas, de outros Estados. “Agora temos instruções que seguem as características locais e passaremos a consultar as nossas próprias normas. Recebemos uma boa contribuição da sociedade com a consulta pública e confeccionamos essas ITs que compreendem as nossas peculiaridades e que agora constituem a nossa própria identidade”, explicou.

As instruções estão relacionadas a todos os sistemas de segurança contra incêndio e emergências, desde a parte administrativa, de que forma os processos irão funcionar, quais são as documentações necessárias, até as minúcias da execução do projeto. Cada estado tem seu próprio número de ITs, e hoje Alagoas possui 44, ao todo.

O que são

As ITs são normas que contém informações e procedimentos necessários para a segurança contra incêndio, que se seguidas à risca, proporcionam todo o embasamento para a implantação de projetos que garantam a segurança contra emergências. Cada uma delas aborda um assunto diferente, porém todas devem ser consideradas importantes, pois se aplicam a qualquer estabelecimento.