17 de julho de 2021

Crea-AL emite nota sobre incidente em obra irregular no Trapiche

   Na noite desta sexta-feira, 16, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) foi comunicado de um incidente causado por uma obra num apartamento de edifício multifamiliar no bairro do Trapiche.

De acordo com informações, a obra atingiu um pilar de sustentação do prédio e provocou rachaduras. A Defesa Civil Municipal prontamente enviou uma equipe para avaliação, constatou risco de colapso e orientou o isolamento do prédio, caso não fossem adotadas as medidas paliativas e corretivas de forma emergencial.

Assim, junto às autoridades competentes, Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), foi iniciado o processo de apuração do problema em busca de informações sobre a regularidade da obra, se é acompanhada por profissionais habilitados para execução do projeto, se possui registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), entre outros. Foi detectado que a reforma não tinha profissional habilitado registrado, ART e nem licença municipal (alvará de reforma) para execução da obra. A Sedet emitiu notificação e embargou a obra.

O Crea-AL tem o compromisso com a defesa da sociedade, e por isso se coloca à disposição no que for preciso para proporcionar o apoio técnico necessário para solução do problema. Também ressaltamos a importância da contratação de profissionais habilitados em qualquer construção ou reforma, pois seu conhecimento e capacitação são fundamentais na execução de um bom projeto e, principalmente, na garantia de máxima qualidade e segurança.