Erosão na ponte Divaldo Suruagy passa por fiscalização do Crea-AL

  • Notícias

   Uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL) esteve presente na ponte Divaldo Suruagy, que liga os municípios de Maceió e Marechal Deodoro, para averiguação após uma denúncia de danos estruturais que supostamente estariam comprometendo a ponte e trazendo risco para o tráfego.

Segundo o gerente de Fiscalização do Conselho, Igor Balbino, a contribuição da população através da denúncia foi essencial para o deslocamento rápido da equipe. “Recebemos uma denúncia anônima que relatou, através de vídeo e foto, uma erosão na cabeceira da ponte. Prontamente viemos na condição de defesa da sociedade para realizar esta fiscalização junto ao DER e Ibape”, explicou.

Conforme informações do Departamento de Estradas e Rodagem de Alagoas (DER) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), a erosão foi ocasionada pela incidência de chuvas e, para que o problema não seja reincidente, é necessário um reforço da drenagem para um local adequado.

De acordo com Marcelo Daniel, presidente do Ibape, a inspeção não constatou dano grave na estrutura. “O volume de água das chuvas retirou um pouco da terra que fica sob a cabeceira da ponte, mas a própria laje da pista tem suportado bem o trânsito. O Ibape já constatou a causa e verificamos que não há risco para a população.”

O reparo da ponte e do sistema de drenagem foi concluído ainda no final da tarde da terça-feira (27) com concreto ciclópico por uma equipe contratada pelo DER.