Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Proposta de seminário técnico é foco de parceria entre Crea-AL e CBMAL

Proposta de seminário técnico é foco de parceria entre Crea-AL e CBMAL

  • Notícias

   A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), eng. civ. Rosa Tenório, visitou o Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) para tratar de novas ações em parceria com a corporação.

Em reunião com subcomandante geral, cel. Jacques Wolbeck, ganhou destaque um seminário técnico a ser realizado neste segundo semestre, a fim de unificar e padronizar os procedimentos entre as entidades. Ações de fiscalização conjunta com foco em inspeção predial também figura entre as propostas.

De acordo com Rosa, o encontro representou uma união de esforços que trará grandes frutos ainda este ano. “Saímos com a perspectiva de algumas novas reuniões setoriais que culminem num grande evento técnico no final do ano e que possa agregar na fiscalização em prol da defesa da sociedade, que é a nossa missão maior. Então fica este saldo extremamente exitoso e o agradecimento ao comando geral do CBMAL pela receptividade e por essa integração que está cada vez mais forte”, celebrou.

“É uma iniciativa de grande importância”, afirmou o Cel. Wolbeck, que também vê essa aproximação com bons olhos e de maneira agregadora para a população. “Quem ganha é a sociedade, e por isso buscamos construir um grande serviço junto aos profissionais e suas entidades de classe”, concluiu.

Também participaram do encontro o ten. cel. Sérgio Verçosa; o cap. Carlos Vasconcelos; o conselheiro do Crea-AL; eng. mec. e de seg. do trab. Carlos Henrique; o conselheiro, eng. civ. e de seg. do trab. Edmar Gusmão; o conselheiro suplente, eng. civ. e de seg. do trab. Thiago Tenório; o eng. de seg. do trab. Francisco de Assis; e representando a Ademi-AL, o eng. civ. Christian Bastos.

Instruções Técnicas

Foi publicada no Diário Oficial de Alagoas desta segunda-feira (30) a Portaria nº 301/2021, que institui um período de adaptação de 6 meses quanto à aplicação das novas Instruções Técnicas (ITs) do CBMAL, que versam sobre diversos tipos de exigências e medidas de proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco, além de regras de inspeção e manutenção aos profissionais e às empresas que prestam serviços referentes.

De acordo com a publicação, a portaria considera “a necessidade dos profissionais projetistas de se familiarizarem com as novas Instruções Técnicas”, atribuindo um prazo para que os profissionais assimilem e adotem as novas normas.

As instruções estão relacionadas a todos os sistemas de segurança contra incêndio e emergências, desde a parte administrativa, de que forma os processos irão funcionar, quais são as documentações necessárias, até as minúcias da execução do projeto. Você pode conferi-las clicando aqui.