Crea-AL congela valores de anuidade, ARTs e outras taxas em 2022

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou, em Sessão Plenária Ordinária realizada no dia 23 de setembro, a manutenção dos valores de registros, serviços, multas e anuidades do Sistema Confea/Crea para o exercício 2022, mantendo os mesmos valores praticados em 2021. A decisão nasceu após alguns Creas (entre eles o de Alagoas) relatarem dificuldades que profissionais teriam após o período de pandemia.

Atualmente, o valor da anuidade para profissional de nível superior é de R$ 577,11 e para profissional técnico de nível médio é de R$ 288,55. Para as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de obra e serviço, mantém-se os valores de R$ 88,78 a R$ 233,94, de acordo com suas especificidades.

É importante lembrar que além do congelamento, o profissional terá descontos de 10% e 5% caso optem em pagar anuidade em janeiro e fevereiro, respectivamente.

A medida publicada na Decisão Plenária N° 1513 e 1514/2021 se dá, principalmente, pelo interesse público na redução do custo para regularização dos serviços de engenharia, agronomia e geociências, tendo em vista a fase de recuperação econômica nesta reta final de pandemia.

Para a presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório, a decisão foi feliz e oportuna. “Sabemos que a pandemia ainda não acabou, e por isso a sensibilidade e sabedoria do Confea e dos Creas em aprovar esta medida é muito bem-vinda. Ficamos felizes em poder proporcionar condições favoráveis ao nosso profissional para que ele se mantenha sempre assistido.”

Confira nas tabelas abaixo os valores das taxas para o exercício 2022: