22 / 10 / 21

Crea-AL realiza fiscalização integrada com Centro de Controle de Zoonoses

Objetivo da ação é combater focos do mosquito Aedes aegypti em canteiros de obras

   Uma equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) realizou, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió, uma ação de fiscalização conjunta em canteiros de obras visando, além do exercício profissional, o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, como parte da campanha Maceió Unida Contra a Dengue.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-AL, eng. civil Igor Balbino, a iniciativa aliou a força fiscalizatória do Conselho com a importância da campanha contra os vetores da doença. “Fizemos uso da nossa fiscalização de rotina para ajudar o CCZ na conscientização contra a proliferação dos mosquitos. É uma estratégia certeira e muito bem-vinda no propósito de manter os canteiros de obras mais seguros para os nossos profissionais e, consequentemente, para a sociedade”, explicou.

Maceió Unida Contra a Dengue

Iniciada em agosto, a campanha da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem mobilizando a sociedade para identificar e extinguir potenciais criadouros de mosquitos e recolhimento de materiais acumulados. A operação conta com a participação de agentes de endemias, voluntários, gestores e entidades como o Crea-AL, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).

O médico veterinário da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Charles Nunes, exaltou a presença do Crea-AL e relatou o saldo da ação. “A participação do Crea-AL é muito importante porque nos deixa mais próximos dos profissionais engenheiros e técnicos que estão no dia a dia das obras. Conseguimos identificar alguns poços de elevador e cisternas com a presença da larva, e procedemos com as devidas orientações”.

O profissional Jaime Rodrigues é técnico de Segurança do Trabalho e recebeu positivamente as equipes numa das visitas. “Essa campanha reforça o nosso procedimento, a nossa forma de trabalho, e vem somar a todos os cuidados que a construtora já tem e que já estava fazendo antes”, concluiu.