Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Projeto aprovado em edital da Fapeal realiza curso de obra feminina no Crea

Projeto aprovado em edital da Fapeal realiza curso de obra feminina no Crea

Na última semana, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) recebeu as integrantes da Dellas Engenharia e Arquitetura para a primeira edição da “Capacitação de Mão de Obra Feminina”, projeto contemplado no edital Tecnova Alagoas, lançado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Oferecendo um total de R$ 2 milhões em subsídios, o edital tem o intuito de apoiar o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais, através da implementação de recursos voltados à inovação empreendedora em Alagoas.

Segundo a diretora técnica da Dellas, engª. civil Géssica Ferreira, a aprovação do projeto veio num bom momento e a presença dos apoiadores faz o incentivo ser muito bem-vindo. “É gratificante. Fomos a única empresa do ramo de construção civil a ser selecionada no edital e a sensação é maravilhosa. Não apenas pelo reconhecimento do projeto, mas também por poder contar com o apoio dessas instituições capacitadas para auxiliar neste trabalho”, celebrou Géssica.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 120% no número de mulheres trabalhando no setor da construção civil na última década, o que corrobora com o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que também mostra um aumento de 132% da presença feminina nos cursos de Engenharia.

Dentro deste escopo, o projeto busca aliar a inovação social com a tecnologia visando uma maior inclusão de mulheres no setor, promovendo capacitações com módulos teóricos e práticos envolvendo assuntos como assentamento de piso, rejuntamento, instalação de rodapés, sistemas de impermeabilização, entre outros.

Géssica ressalta que o objetivo é capacitar o trabalho na execução de serviços, evidenciando a competência dessas profissionais na conquista de uma fatia maior do mercado de trabalho. “Essas meninas são movidas pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, e aqui elas conseguem essa capacitação para enfim se encaixar neste mercado que, embora predominante masculino, não oferece impedimentos para a inserção de ainda mais mulheres”, concluiu.

Em atividade há um ano e meio, a Dellas Engenharia e Arquitetura é formada por duas engenheiras e duas arquitetas, que trabalham com reformas e construções em geral. A empresa pode ser encontrada no Instagram pelo perfil @dellasengenhariaearquitetura.