Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Confea realiza 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema

Confea realiza 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema

  • Notícias

O Confea encerrou na manhã desta quinta (17/2), em Brasília, o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento foi iniciado na última terça (15/2), reunindo mais de mil lideranças de todo o país, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, reunidos na abertura e no inovador espaço Café e Política, marcando ainda a primeira reunião ordinária do ano do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Entidades Regionais (Cder), das coordenadorias de câmaras especializadas e da Comissão Nacional das Comissões de Ética (CNCE), sendo eleitos seus novos coordenadores, que passaram por um treinamento inédito. Paralelamente, a programação dedicou um painel ao Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, reuniu o Comitê Gestor do Programa no Confea aos 27 comitês regionais e promoveu o lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

O presidente do Confea, eng.º civ. Joel Krüger, destacou que o evento promoveu um diálogo “altamente interessante” com autoridades dos três Poderes, “o que nos deixou felizes porque conseguimos trabalhar temas de interesse do desenvolvimento nacional, o que é importante para um sistema que representa a inovação em nosso país”.  Destacou a programação do Café com Política, as reuniões colegiadas que elegeram os coordenadores e o lançamento da 77ª Soea. “Será uma excelente Semana da Engenharia com o Congresso Técnico-Científico (Contecc) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), no mês de outubro, de forma híbrida, com a expectativa de três mil presencialmente, se tivermos as condições sanitárias”.

Abertura

Reunindo cerca de 900 participantes, a cerimônia de abertura teve as presenças do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); do senador Eduardo Braga (MDB/AM) e do governador do Paraná, Carlos Massa Júnior (PSD-PR), entre outras autoridades.

Em sua fala, o ministro pontuou a importância do evento como a reunião de representantes de mais de um milhão de profissionais, e como integrador com o Poder Judiciário. “É só pensar na quantidade de peritos que são chamados para contribuir tecnicamente com o sistema judiciário”. 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi representado pelo presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), eng. civ. Izidio Santos Junior. “Como engenheiro é um prazer estar aqui. Sou apaixonado pela Engenharia”, pontuou.

O secretário-adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Domingos Andreatta, por sua vez falou da complexidade do setor, da manutenção da segurança e equilíbrio do sistema elétrico, da capitalização da Eletrobras, da necessidade de gerar empregos e retomar a economia. Domingos lembrou do investimento de R$ 850 milhões no programa Renovabio, voltando para biocombustíveis. Ao finalizar, afirmou que “o MME planeja o futuro para transformar a infraestrutura nacional”.

Saiba mais sobre a cerimônia de abertura clicando aqui.

Café & Política

Do PSB ao PT, passando pelo PSDB, PL, PSL, PROS, DEM, PSD, poucas foram as siglas partidárias que não compareceram ao Café e Política, o novo espaço aberto na programação do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que recebeu parlamentares de todas as matizes políticas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), onde o evento foi realizado.

Na edição de 2022, o diálogo com parlamentares, que sempre foi destaque na programação dos Encontros de Líderes do Sistema, teve uma inovação: os deputados e senadores, habituados a receber os profissionais em seus gabinetes, desta vez foram ao encontro destes. Além de colocar os gabinetes à disposição, se comprometeram a defender os projetos contidos na Agenda Legislativa.

Representando Alagoas, o destaque ficou com a deputada federal Tereza Nelma, que vestiu a camisa com o lema “lugar de mulher é na Engenharia” e garantiu sua dedicação num um amplo esforço pela equidade de gênero na categoria.

Saiba mais sobre o Café & Política clicando aqui.

Programa Mulher

O painel do Programa Mulher foi marcado pela apresentação da composição do Comitê Gestor para 2022 e pelas palestras da Promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Érica Canuto, sobre “Homens e mulheres no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar” e “O dia a dia da inclusão feminina no mercado de trabalho”, com a engenheira agrônoma Laisla de Gouveia, coordenadora de Sustentabilidade do Ifood, e por uma mesa-redonda sobre “A experiência com implantação em política de gênero nos Creas e em entidades”, conduzida pela presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, com as coordenadoras do Programa Mulher dos Creas Amazonas, eng. pesca Alzira Miranda, e Mato Grosso do Sul, eng. ftal. Mariana Amaral; a presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa; a vice-presidente da Fisenge, eng. civ. Elaine Santana Silva, e a presidente da Associação de Mulheres Profissionais do Sistema Confea/Crea e do CAU – AMP (AM), eng. civ. Kelly Ambrosio Neto.

Presidente do Crea-RS, primeira mulher a dirigir o regional “no estado mais machista do Brasil”, a engenheira ambiental Nanci Walter considerou que “estamos acostumadas a ser poucas, mas sempre temos voz. Importante dizer isso. Atuamos com muito trabalho, muita dedicação. Os desafios são situações constrangedores que a gente tira de letra. A gente precisa ter um jogo de cintura maior”, disse, informando que sua representação do Colégio de Presidentes no Comitê Gestor do Programa Mulher será ocupada agora pela presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório, colocando-se à disposição para ajudá-la.

Saiba mais sobre os painéis do Programa Mulher clicando aqui.

Lançamento da 77ª Soea

Na quarta-feira, 16, o tema “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional” marcou a agenda das lideranças da Engenharia, Agronomia e Geociências, que irão discutir o assunto intensamente em outubro, durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia (GO). Estima-se que, da Soea, participem cerca de 3,5 mil profissionais.

“A Soea não é apenas um evento, mas é formada pelo Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia, o Contecc, pelas Honrarias do Mérito e, neste ano, pelo Congresso Nacional de Profissionais, o CNP”, disse o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, enfatizando a grandiosidade da Semana Oficial.

Por sua vez, o anfitrião da Soea e presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Jr., falou da honra em sediar o evento presencial depois de ter promovido a Soea Connect, versão on-line inédita realizada no ano passado como solução de segurança sanitária. “É com muita satisfação que, após dois anos de espera, receberemos – presencialmente – o maior evento das nossas profissões, que por sua característica democrática, cada vez mais, dá voz aos profissionais e acadêmicos. E este ano será um evento revolucionário”, anunciou. Lamartine ainda falou do reconhecimento profissional: “Diante dos trabalhos prestados à sociedade é preciso colocar em pauta políticas de valorização dos profissionais”. 

Na sequência, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse se sentir privilegiado por receber um evento tão expressivo na capital. “Desejo que seja um evento de discussões profundas sobre tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social, temas importantes para todas as cidades brasileiras”, afirmou em vídeo gravado especialmente para a cerimônia de lançamento.

“Em nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esperamos a ‘grande família da Engenharia’ a participar do evento na capital goiana com muito pequi e pamonha”, convidou o chefe de Gabinete de Representação de Goiás no DF, Márcio Bittencourt, durante sua participação na solenidade de lançamento da Soea.

Saiba mais sobre o lançamento da 77ª Soea clicando aqui.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea