Com presenças ilustres, espaço feminino no mercado é pauta de painel do Dia da Mulher no Crea-AL

  • Notícias

Na tarde desta última terça-feira, dia 8, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) realizou o painel “Presença da Mulher na Sociedade e no Mercado de Trabalho”, que levantou debate sobre equidade de gênero nas profissões e contou com a participação da advogada e primeira ministra da Mulher do Brasil, Solange Jurema; da deputada estadual Fátima Canuto e da professora e ex-reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea.

Na mediação do painel, a vice-presidente do Crea-AL e também coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do regional, eng.ª civil Renilda Correia, enalteceu o encontro e suas grandes participações. “Foi um evento fantástico em que tivemos o prazer de receber três mulheres maravilhosas que puderam falar sobre suas trajetórias pessoais e profissionais, todas envolvidas com fortalecimento da participação da mulher no mercado de trabalho”, disse.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.

O evento

De início, plateia e integrantes da mesa receberam as boas-vindas da presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório que, em suas palavras, viu o encontro como “um momento de sabedoria, sororidade e engrandecimento”, e agradeceu pela presença de todos.

Na sequência, as convidadas fizeram uma breve apresentação para o público, contendo um pouco da jornada feminina pela história contemporânea, cada uma em sua respectiva área. A professora Ana Dayse Dorea, por exemplo, trouxe dados quanto ao número crescente de mulheres graduadas e que estão hoje no mercado, em quanto a deputada Fátima Canuto e a advogada Solange Jurema esclareceram aspectos políticos e jurídicos relacionados ao tema.

De acordo com Solange, a experiência e o olhar feminino são cada vez mais evidentes no desenvolvimento, e o encontro reafirmou essa carência. “Foi muito interessante ter essa oportunidade de discutir a necessidade das mulheres participarem mais dos espaços de poder, principalmente no foco à educação, que é um aspecto fundamental para melhorarmos a questão da pobreza e o desenvolvimento brasileiro”.

No painel principal, questões como união e empoderamento ganharam destaque, que com ajuda de algumas perguntas da plateia, foram abordados com mais profundidade através de relatos das histórias de vida das participantes da mesa.

Para a deputada Fátima Canuto, a harmonia entre as convidadas do painel possibilitou discussões ainda mais profundas e que dizem respeito a toda população. “É muito especial estar ao lado de mulheres tão poderosas discutindo não só a defesa ou o acolhimento, mas principalmente como podemos trabalhar para ter um maior lugar de fala na sociedade e representar as nossas mulheres alagoanas”, finalizou.

Próximo compromisso

Ainda neste mês, o Crea-AL tem próximo encontro marcado para a última semana. No dia 23, à partir das 15h, serão realizados dois minicursos com diferentes temas: “Avaliação de Imóveis”, com o eng. civil e diretor geral da Mútua-AL, Victor Vasconcellos; e “Qualidade de Obras”, ministrada pela eng.ª civil Alícia Pita. As inscrições serão abertas em breve.