Rota da Fruticultura é pauta de encontro de integração entre Creas de Alagoas e Pernambuco

O município de Palmeira dos Índios foi a sede de uma importante ação de integração entre os Conselhos de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e Pernambuco (Crea-PE), que ocorreu nesta terça (26) e quarta-feira (27) e tratou a Rota da Fruticultura como tema principal, além de estimular a aproximação institucional entre os regionais.

A Rota da Fruticultura é um programa desenvolvido Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com a intenção de estruturar um polo de fruticultura agroecológico economicamente viável e integrado, abrangendo todas as cidades de Alagoas. Já foram R$ 10 milhões investidos para implementação do programa, que já proporcionou mais de mil mudas para cerca de 2 mil famílias da região.

A ação foi dividida em duas etapas: no primeiro dia, uma reunião técnica entre as Câmaras Especializadas de Agronomia dos dois estados para alinhamento e discussão sobre o assunto; no segundo dia, uma visita técnica à Cooperativa de Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), no povoado de Curuçu, para conhecimento in loco da maior área de plantação de umbu-cajá de Alagoas, um dos principais proveitos da Rota no estado.

Clique aqui para ver as fotos do primeiro dia, ou clique aqui para ver as fotos do segundo dia.

Na condução da iniciativa, o conselheiro e coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-AL, eng. agrônomo José Teodorico, atribuiu um saldo positivo ao encontro, ressaltando a troca de conhecimento feita entre os Conselhos. “Pudemos apresentar o que é a Rota da Fruticultura Alagoana e os benefícios que está trazendo para a Agronomia do estado, ao mesmo tempo que também aprendemos com as experiências do Crea-PE, que nos enriqueceu muito”, disse.

O presidente do Crea-PE, eng. civil Adriano Lucena, também valorizou o estreitamento dos regionais, destacando a força que isso pode imbuir no serviço prestado à sociedade. “O Crea-AL e o Crea-PE precisam estar sempre juntos assim para que a gente possa trocar experiências, conhecimento e praticidade. O que nós queremos são essas instituições fazendo trabalhos para que cada profissional se identifique e queira participar de forma ativa no dia a dia, tornando os nossos Creas cada vez melhores e mais fortes”.

A Secretaria de Agricultura de Palmeira dos Índios, representada pelo secretário José Cícero e pelo eng. agrônomo Euclides Júnior, também forneceu forte apoio na realização da agenda, levando a perspectiva do município em relação ao programa e guiando o grupo nos principais pontos de plantio da região.

De acordo com o secretário, essa visita é de grande valia para a agricultura do município, carente dessa atenção da Agronomia local. “Os agrônomos do Crea-AL e do Crea-PE trouxeram suas experiências para trocar com a visão dos produtores locais, e isso é muito importante e benéfica para o município. Precisamos de mais visitas como essa nas comunidades e na zona rural para que os nossos agricultores adquiram mais conhecimento de novas tecnologias”, afirmou José Cícero.

Além dos já mencionados acima, também fizeram parte do evento os conselheiros do Crea-AL, eng. agrônomos José Fragozo e Gilvan Gomes; o gerente de Fiscalização, eng. civil Igor Balbino, e o fiscal Cristiano Ricardo; o superintendente do Crea-PE, eng. florestal Nielsen Christianne; os conselheiros do Crea-PE, eng. agrônomo Heleno Mendes, eng. de pesca André Melo e o eng. florestal Emanuel Araújo; e as inspetoras de Garanhuns, eng. civil Juliane Leal, e a eng. agrônoma e de alimentos, Grazielle Torres.