Eleições: Crea participa de encontro com Paulo Dantas, que destaca o agronegócio e a energia solar

Ele foi o primeiro convidado para a série de encontros, que reunirá os quatro candidatos melhor situados em pesquisas registradas no TSE

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, representado pela presidente engenheira civil Rosa Tenório, participou nesta segunda-feira, 5, do primeiro dia do evento “Diálogo da Indústria com candidatos ao Governo de Alagoas”. Idealizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o governador Paulo Dantas abriu a série de encontros, que reunirá os quatro candidatos melhor situados em pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contando com ampla participação de outras lideranças do setor produtivo, Rosa destacou que a presença do Conselho nesses encontros é ouvir as propostas que os candidatos têm para o fortalecimento da engenharia alagoana.

“Estamos atentos aos diálogos com os nossos futuros governantes. Temos sempre cobrado a valorização da engenharia, agronomia e geociências. Sabemos que os estudos, as grandes obras, o fortalecimento da agricultura familiar, por exemplo, passam pelas cabeças dos nossos profissionais. E o nosso próximo gestor precisa ter essa sensibilidade. Cada vez mais que damos oportunidades para gente capacitada, tenho certeza que a nossa economia vai saltar para melhor”, destacou a presidente do Crea.

Durante o evento, Paula Dantas recebeu o documento “Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas”, que traz as posições dos setores produtivos sobre política industrial, fiscal e tributária; sobre oportunidades de investimentos, micro e pequena empresa, comércio, exterior, meio ambiente, energia, agropecuária, empreendedorismo, segurança pública e outros temas.

Propostas de governo

Dantas se posicionou sobre fontes energéticas, garantindo que seu programa de governo traz projetos para investimentos em energia eólica, solar e biomassa. “Só existe desenvolvimento com políticas sustentáveis”, acrescentou o candidato.

Ele foi questionado e respondeu sobre programas de apoio às micro e pequenas empresas, reconhecendo que a política de fomento vigente alcança muitas empresas, mas cobra taxas de juros elevadas. “Temos condições de encontrar soluções para resolver essa política de juros altos, inclusive usando o Fecoep [Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza]”, declarou Paulo Dantas.

Ele também se posicionou sobre o agronegócio, assegurando que em sua gestão investirá no diálogo permanente com grandes, médios e pequenos produtores, de modo que a prioridade seja sempre o desenvolvimento de Alagoas.

Por fim, Paulo Dantas falou sobre os próximos investimentos do governo, descartando aumento da carga tributária.  “Vamos manter a infraestrutura atual, realizar as obras programadas, sem aumento de impostos”, afirmou o candidato. Ele concluiu agradecendo aos empresários “a oportunidade de mostrar o que fizemos e que propomos para que Alagoas continue, nos próximos anos, seguindo o caminho do desenvolvimento já alcançado”.

Próximos eventos

Nesta terça-feira, 6, às 8h30, Lyra e os demais dirigentes de federações recebem o senador Fernando Collor, candidato a governador pelo PTB, a quem também entregarão a “Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas”.

Na sequência, estão convidados os candidatos Rodrigo Cunha, que será recebido na manhã no dia 12 próximo, e Rui Palmeira, convidado do dia 13.