Comissão Eleitoral Federal promove simulação de pleito que se aproxima

Na próxima quinta-feira (3), o Sistema Confea/Crea e Mútua elege uma série de representantes, por meio da internet. Para apresentar aos candidatos a dinâmica do processo e o sistema eletrônico de votação, a Comissão Eleitoral Federal (CEF) promoveu na manhã desta quinta (27) uma simulação junto à empresa de auditoria responsável pelos procedimentos. Todos os processos eleitorais transcorrem das 8h às 19h, no horário de Brasília. Participaram da simulação conselheiros federais e presidentes dos Creas envolvidos nos pleitos e ainda superintendentes do Confea.

O processo eleitoral abrange os cargos de presidente do Crea-PA, em decorrência do falecimento do engenheiro civil Carlos Renato Milhomem Chaves, em junho deste ano, e ainda: diretor-administrativo da Mútua RO, devido à renúncia do cargo pela ocupante anterior; e conselheiros federais representantes do Acre ( modalidade Industrial); Alagoas (grupo/modalidade Agronomia); Amapá (modalidade Elétrica); Rio de Janeiro (modalidade Engenharia Civil); Rondônia (modalidade Engenharia Civil) e Sergipe (modalidade Engenharia Elétrica).

Detalhe do processo de autenticação

Os cargos referentes a presidente do Pará e de diretor-administrativo da Mútua Rondônia são os únicos com mandatos diferentes de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025, com os eleitos permanecendo na função apenas por 1 ano, a partir de 1º de janeiro, complementando o tempo previsto para os respectivos mandatos de seus antecessores.

Segundo Alexandre Rossi, da Web Voto, “cada eleitor, tendo conhecimento técnico, poderá fazer sua própria auditoria, durante o processo de encriptação”, disse, ao discorrer sobre os diversos mecanismos de segurança disponibilizados quanto ao sigilo e à inviolabilidade do voto. “É impossível saber quem votou em quem”, acrescentou, citando ainda o envio de senhas, a certificação em nuvem e o uso de Token (ICP-BR) como instrumentos de certificação digital utilizados. “É tudo com transparência do que for possível mostrar, gerando evidências de tudo o que for possível”, descreve.

Simulação visa à aferição dos procedimentos para o pleito a ser realizado em 3 de novembro

Confira algumas informações adicionais sobre o processo eleitoral:

• A eleição será feita por meio do website votaconfea.com.br;
  • Antes da eleição, será possível alterar a senha provisória até o dia do pleito;
  • O prazo para a atualização cadastral foi encerrado em 21 de outubro;
  • Da cédula eleitoral eletrônica, constarão as identificações com fotos e nomes registrados dos candidatos titulares e suplentes;
  • Entre outros processos de segurança, o voto já é destinado à internet com a tecnologia de “criptografia”.

Confira abaixo as candidaturas deferidas:

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea