Crea-AL questiona empresa terceirizada sobre árvore no Marco dos Corais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) encaminhou nesta última quinta-feira, 24, um ofício à empresa responsável pela montagem da árvore de Natal que vem sendo montada no Marco dos Corais, na praia da Ponta Verde, questionando sobre os estudos técnicos de viabilidade do projeto.

De acordo com o documento, as indagações se deram em torno de duas preocupações:

• Estrutura metálica e de base de concreto montada na orla de Maceió, especialmente no Marco dos Corais – ponto turístico que vêm recebendo grande fluxo de pessoas com a abertura da alta temporada e festas de fim de ano;
  • A proporção da sobredita estrutura que, com 37 metros de altura, corresponde a um prédio de 10 (dez) andares, em espaço que, apesar de público, tem como único acesso a passarela principal.

Essas considerações expõem a necessidade de esclarecimentos quanto ao cumprimento das normas de segurança e condições necessárias à instalação do projeto no local.

Algumas normas técnicas foram citadas e requisitadas, como a NBR 5419 que aborda a proteção contra descargas atmosféricas, e a NBR 8800 em que consta o projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de edifícios.

O questionamento vem após a ação de fiscalização do Crea-AL em que foi constatada a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente a montagem da árvore. Com isso, foi lavrado um auto de infração à empresa que é terceirizada pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública, a Sima, órgão responsável pelo projeto.

Assinaram o ofício a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Alagoas (Ibape-AL), eng. civil Marcelo Daniel; o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civil Aloísio Ferreira; e o presidente da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel), eng. eletricista Valter Leandro.

Denuncie

O Crea-AL segue reforçando à sociedade a importância da contratação de profissionais habilitados e do devido registro de ART em qualquer construção ou reforma, meios fundamentais na execução de um bom projeto e, principalmente, na garantia de máxima qualidade e segurança.

Em caso de denúncia de serviços que infringem as medidas de segurança e/ou sem a presença de profissional legalmente habilitado, você pode ligar para (82) 2123 0857, entrar em contato pelo Whatsapp (82) 2123 0866 ou clicar aqui.