Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Plenário homologa resultados da eleição e empossa conselheiros

Plenário homologa resultados da eleição e empossa conselheiros

  • Notícias

O plenário do Confea homologou o resultado da eleição e deu posse a 11 conselheiros federais, titulares e suplentes, eleitos no último dia 3/11, na abertura da sessão plenária 1.621, nesta quarta (23). Veja a lista dos conselheiros federais eleitos abaixo. Eles assumirão o mandato a partir do próximo dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2025. Também foi lembrada a passagem pelo Dia do Engenheiro Eletricista.

Conselheiro FederalConselheiro SuplenteGrupo/modalidadeUF
Aysson Rosas FilhoMarcelo Jorge TorresIndustrialAC
Cândido Carnaúba MotaJosé Gomes Fragozo NetoAgronomiaAL
Marcos da Silva DragoLourival Augusto Dias FilhoElétricaAP
Carmen Lúcia PetragliaPaulo Cesar Nayfeld GranjaEngenharia CivilRJ
Neemias Machado BarbosaLaline Garcia GomesEngenharia CivilRO
Sérgio Maurício Mendonça CardosoAlexsandro Meireles Menezes dos SantosEngenharia ElétricaSE
Presidente Joel Krüger conduziu a plenária de posse dos novos conselheiros

“Parabéns a todos os conselheiros titulares e suplentes eleitos, e a todos os candidatos que disponibilizaram seus nomes nesse processo eleitoral”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacando a renovação, pelo segundo ano, por meio da internet, incluindo a escolha da primeira presidente do Crea-PA e do diretor administrativo da Mútua-RO. “Essa democratização era um desejo antigo dos profissionais, onde qualquer profissional pôde votar do Brasil ou do exterior, tendo acesso à internet”, disse, agradecendo ao empenho da CEF, do corpo funcional do Confea e das Comissões Eleitorais Regionais e presidentes de Creas.

Alagoas

Pela modalidade Agronomia do Crea-AL, o engenheiro agrônomo Cândido Carnaúba Mota se disse lisonjeado de integrar o plenário do Confea. “Passei mais de 40 anos na Agronomia, praticamente no setor privado. Mas fui vice-presidente do Crea-AL e fiz parte da câmara de Agronomia. Quero me colocar à disposição com muita responsabilidade para engrandecer o Sistema”. Seu suplente, José Gomes Fragozo Neto, descreveu sua ligação com entidades de classe como a Confea, o Sindicato dos Engenheiros e a Sociedade de Engenheiros Agrônomos de Alagoas e ainda com a secretaria de Agricultura de Alagoas. “Sou agrônomo pé no chão. Venho buscar contribuir para avançar em pautas propositivas, no sentido de modernizar o Sistema, fazendo com que o conselho chegue mais perto dos profissionais”, disse.

Cândido Carnaúba e Fragozo Neto representarão o Crea-AL

Dia do Engenheiro Eletricista

Conselheiros federais engenheiros eletricistas Genilson Pavão, Jorge Bitencourt, Daniel Sobrinho, José Miguel de Melo Lima e Evânio Nicoleit homenagearam os colegas de profissão, pela data comemorativa à modalidade. Engenheiros eletricistas que tomaram posse, Marcos Drago e Lourival Dias Filho (Crea-AP); Sérgio Maurício Mendonça e Alexsandro Meireles (Crea-SE), também se manifestaram durante seus pronunciamentos. 

O conselheiro federal Daniel Sobrinho lembrou a tramitação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que prorroga por 12 meses do prazo para solicitação de instalação de microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica sem a incidência progressiva de custos relacionados ao uso da rede de distribuição de energia. O prazo atual acaba em janeiro de 2023. O Senado Federal ainda analisará o projeto de lei 2703/22, do deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP).

A sessão plenária foi prestigiada pelos presidentes do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira (que esteve acompanhado por uma delegação de inspetores e diretores); Crea-AC, eng. civ. Carmem Nardino; Crea-SC, eng. civ. Carlos Alberto Kita Xavier; Crea-SE, eng. civ. Jorge Silveira; Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório; Crea-RR, eng. civ. Neovânio Soares Lima; Crea-AP, eng. civ. Edson Kuwahara; Crea-PA, eng. civ. Adriana Falconeri, também eleita no último dia 3; Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins; Crea-SP, eng. telecom. Vinicius Marchese e Crea-RJ, eng. eletric. Luiz Cosenza. Diretores da Mútua, o geólogo Waldir Duarte, a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo e o engenheiro civil Carlos Eduardo Vilhena, além do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli Fava, também acompanharam a plenária.

Conselheiro federal Daniel Sobrinho auxiliou a condução dos trabalhos da plenária

Fonte: Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea