Cursos, Acordos de Fiscalização e palestras sobre barragens marcam ações do Crea até Você na região sul

Acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Junqueiro

Pela primeira vez em 2023 a Região Sul alagoana foi contemplada com ações do Crea até Você. O município de Coruripe foi a cidade escolhida para sediar a quinta edição do projeto que realizou fiscalizações nas cidades circunvizinhas, atendimentos e capacitações aos profissionais e assinou termos de cooperação técnica com a prefeitura de Junqueiro e negocia convênios com outros gestores públicos.

Minuta de Convênio de ART entregue a prefeitura de Coruripe

De 7 a 9 de fevereiro, a equipe do Crea-AL se dividiu para atuar em diversas frente que compõe o projeto. Além da fiscalização, atendimento e do curso de preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT), o Conselho conseguiu firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Junqueiro e encaminhar minutas para outras prefeituras.

Junqueiro e Coruripe ainda estão se preparando para fechar um Convênio de ART, que vai garantir menos burocracia na execução de obras dos municípios.

Preocupação na segurança de barragens

Aproveitando a ida a região que concentra grande parte das barragens em Alagoas, o Conselho promoveu um debate sobre os serviços de manutenção que garantam a segurança da sociedade local.

O debate buscou unir esforços, com as autoridades públicas, profissionais e empresários, com o objetivo de informar e debates sobre ações preventivas que garantam a segurança da população da região sul.

Na programação do evento, representantes da  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos falaram sobre políticas de segurança de Barragens; o engenheiro Mecânico Alberto Toledo da Usina Coruripe explanou as responsabilidade da empresa com sociedade,  e o engenheiro da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Hugo Pedrosa, também mostrou como funciona o monitoramento que a instituição faz na região.

Todas as prefeituras próximas ao município foram convidadas. A palestra contou com a presença de representantes das defesas civis municipais.

A presidente do Crea-AL, engenheira civil Rosa Tenório, destaca que o conselho buscou conscientizar as autoridades públicas, profissionais e empresários, com o objetivo de unir esforços para trabalhar sempre com ações preventivas. A iniciativa é uma forma de se antecipar a quadra chuvosa.

Fiscalização

A equipe de fiscalização do Crea-AL concentrou suas ações nas áreas de engenharia civil, agronomia, piscicultura, serviço de engenheira de pesca, uma área de grande produção da região, e na engenharia elétrica, onde vem crescendo muito a execução de serviços de instalação e manutenção de energia solar. Também foram alvos dos fiscais a Usinas e Postos de combustíveis.

Em caso de suspeita de atividade irregular na região, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima através do fone 2123-0866 ou também pelo nosso sistema clicando aqui.

Próxima edição: Marechal Deodoro

Agora, o Conselho prepara sua sexta edição para a região metropolitana de Alagoas. O programa se estabelecerá em Marechal Deodoro nos dias 21, 22 e 23 de março, visando atender os profissionais de toda a região.

O Crea-AL até Você é uma realização do Crea-AL com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sistema Confea/Crea e Mútua. Para mais informações, entre em contato com o Crea-AL através do número 2123-0894.