Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea-AL volta ao sertão com cursos, novas parcerias e workshop sobre o Rio São Francisco

Crea-AL volta ao sertão com cursos, novas parcerias e workshop sobre o Rio São Francisco

A região sertaneja de Alagoas teve mais um encontro com o Crea-AL até Você, projeto de sucesso que leva a estrutura presencial do órgão para o interior do estado. Desta vez, os profissionais da região receberam não apenas o atendimento do órgão, mas também uma programação recheada de atividades e outras novidades.

A equipe do Crea-AL se dividiu entre os dias 25 e 27 de abril para atuar nas diversas frente que compõem o projeto. Além da fiscalização, atendimento e do curso de preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT) que são corriqueiros, a entidade também conseguiu encaminhar um novo Acordo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Piranhas. O termo foi acordado em reunião com o secretário de Agricultura e vice-prefeito, Zé Vicente, e a minuta já segue para a assinatura do prefeito Tiago Freitas.

“O interesse que a gente tem de assinar essa parceria é muito grande. São acordos como esse que melhoram o nosso município em termo de construção. Tudo que venha para desburocratizar e viabilizar melhoria para o município, é bom para gente”, afirmou o vice-prefeito.

Rio São Francisco

Aproveitando a ida a região que à margem do belo Rio São Francisco, o Crea-AL também promoveu um workshop sobre a prática de transporte fluvial no afluente.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.

A plateia composta de especialistas, autoridades e estudantes acompanhou as palestras “Rio São Francisco, Seus Múltiplos Usos e Implicações no Baixo Curso” com o pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Emerson Soares; “Histórico da Navegação” com a engenheira naval Aline Marinho; e “Transporte Fluvial no Baixo São Francisco” com o capitão-tenente da Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo), Alexandre Azevedo.

De acordo com a engenheira naval Aline Marinho, o workshop trouxe uma grande chance de apresentar o potencial náutico do afluente. “É preciso agradecer a oportunidade de poder falar aos políticos e empresários daqui, e tentar somar com eles de uma forma geral, tentar implantar a engenheira naval aqui como um todo, colocando as inovações, os critérios de segurança, de qualidade, e que a gente alavanque o nosso turismo náutico na região”, disse Aline.

Também foram convocadas duas mesas redondas para debate sobre os temas, que inclusive contou com a ilustre presença do deputado estadual piranhense, Inácio Loiola.

Descomplicando o Crea

Outra boa atividade incluída nesta edição do projeto foi mais um “Descomplicando o Crea”, palestra voltada ao público em geral que deseja saber mais sobre os deveres e responsabilidades do Conselho e do próprio Sistema Confea/Crea.

Também foi destaque a presença do engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcelo Daniel, que é diretor administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, a Mútua, e levou um pouco do que é a entidade e suas vantagens para os participantes da palestra.

Fiscalização

A equipe de fiscalização do Crea-AL concentrou suas ações nas áreas de engenharia civil, agronomia, piscicultura, serviço de engenheira de pesca, uma área de grande produção da região, e na engenharia elétrica, onde vem crescendo muito a execução de serviços de instalação e manutenção de energia solar.

Em caso de suspeita de atividade irregular na região, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima através do fone 2123-0866 ou também pelo nosso sistema clicando aqui.

Próxima edição

Agora, o Crea-AL prepara sua oitava edição para a região norte de Alagoas. O programa se estabelecerá em Paripueira nos dias 16, 17 e 18 de maio, visando atender os profissionais de toda a região.

O Crea-AL até Você é uma realização do Crea-AL com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e do Sistema Confea/Crea e Mútua. Para mais informações, entre em contato com o Crea-AL através do número (82) 2123 0864.