Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Engenheiro alagoano Aloísio Ferreira receberá maior honraria da engenharia brasileira na 78ª Soea

Engenheiro alagoano Aloísio Ferreira receberá maior honraria da engenharia brasileira na 78ª Soea

Um momento de emoção e reverência está marcado para acontecer durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que destinará a Medalha do Mérito, maior honraria que um engenheiro pode receber no Brasil, ao presidente do Clube de Engenharia de Alagoas e ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, engenheiro civil Aloísio Ferreira de Souza.

Apresentadas pelo chanceler do Mérito, geólogo Mário Cavalcanti, durante a sessão plenária 1.636, foram aprovadas todas as relações que compõem a Láurea ao Mérito, constituída pela inscrição no Livro do Mérito e menções honrosas, além da própria Medalha do Mérito. Eles serão homenageados na manhã do dia 9 de agosto, durante o primeiro dia de atividades da Soea.

“Em nome do presidente Joel Krüger, essa presidência parabeniza todas as comissões do Mérito dos regionais e parabeniza aqueles que serão galardoados pela Láurea ao Mérito, profissionais, empresas e entidades de classe que muito contribuem com a missão do Sistema Confea/ Crea e Mútua de defesa da sociedade e a serviço da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, comentou o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit.

Carreira

Especialista em Estruturas, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela JICA em Tóquio, no Japão, o engenheiro alagoano Aloísio Ferreira é autor de centenas de projetos na área de saneamento, instalações hidráulicas prediais, recursos hídricos e inspeção predial. Foi fundador e presidente da regional alagoana da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), além de conselheiro do Instituto Brasil/PNUMA.

Com passagem na presidência da Companhia de Saneamento de Alagoas, a Casal, Aloísio também presidiu a Companhia Beneficiadora de Lixo de Maceió e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL). Ex-presidente do Crea-AL entre 2006 e 2011 e diretor administrativo da Mútua-AL entre 2014 e 2017, hoje está a frente do Clube de Engenharia de Alagoas, importante e tradicional entidade de classe alagoana.

Homenageados

Com a honraria, Aloísio se junta a relevantes personalidades da engenharia alagoana que também já foram agraciados, como o engenheiro civil Vinícius Maia Nobre, ex-presidente do Crea-AL e chefe da equipe que construiu o estádio Rei Pelé; e o engenheiro civil Fernando Cardoso Gama, ex-reitor da Ufal e fundador da Escola de Engenharia de Alagoas.

Outro ilustre alagoano que também terá seu lugar ao palco dos homenageados será o também ex-presidente do Crea-AL, engenheiro mecânico Silvino Gonzaga Bentes, falecido em 2020 por complicações decorrentes da Covid-19. Silvino terá seu nome inscrito postumamente no Livro do Mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Sistema Confea/Crea e a engenharia alagoana.

78ª Soea

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) é o maior evento nacional da área tecnológica. Realizado desde 1940, o evento, que é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, reúne milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.

Em 2023, a 78ª edição da Soea será realizada de 8 a 11 de agosto, no Serra Park em Gramado-RS. O tema desse ano é a Importância da Engenharia na Soberania Nacional. Uma excelente oportunidade para demonstrar as evoluções da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Reconhecida por sua importância na contribuição para a evolução da área tecnológica nacional, mais uma vez a engenharia e a agronomia estarão comprometidas em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.

Inscreva-se clicando aqui.