Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea-AL participa de audiência na CM para debate sobre mobilidade em Maceió

Crea-AL participa de audiência na CM para debate sobre mobilidade em Maceió

  • Notícias

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), o presidente em exercício, eng. mecânico Roberto Jorge Chaves de Barros, participou de uma audiência pública na última sexta-feira, 1, na Câmara Municipal de Maceió. Na ocasião, foram abordadas possíveis soluções para melhoraria da mobilidade urbana e segurança viária na capital alagoana.

Em sua fala de abertura, Roberto Jorge destacou a coalizão existente entre o Crea-AL, prefeitura, Fiea e outras entidades públicas e privadas, que tiveram sua primeira reunião no fim de agosto para tratar sobre mobilidade. “Precisamos pensar na região metropolitana, e a nossa coalizão quer estudar e debater o cenário atual para podermos oferecer um novo Plano Diretor que contemple ao máximo esse assunto”, disse.

Roberto também mostrou preocupação quanto a reforma urbana, a demanda de moradia no Centro da cidade, e o crescimento das regiões Norte e Sul. Na oportunidade, colocou o Crea-AL à disposição para um debate propositivo que orbite estas pautas. “O Crea-AL é muito preocupado com a mobilidade e, junto à nossa Câmara Especializada de Engenharia Civil em debate sobre esse assunto, queremos contribuir cada vez mais nessa discussão”, concluiu.

A audiência surgiu de uma convocação do vereador Luciano Marinho, que presidiu a ocasião, com o objetivo de discutir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, seus investimentos necessários, incentivos à multiplicidade e integração dos meios de transporte, acessibilidade, cidades inteligentes, tecnologias, à fim de que construamos um plano de mobilidade com sustentabilidade econômica e socioambiental que represente melhorias para a qualidade de vida da população.

“Precisamos de um plano sustentável no longo prazo, fugindo de soluções fáceis e imediatistas que logo são superadas. O assunto é complexo e impacta o dia a dia de toda a população, e, por isso, precisamos discuti-lo de forma democrática no Poder Legislativo Municipal, para que façamos encaminhamentos a serem considerados na elaboração da proposta” enfatizou o vereador. Além do Crea-AL e outros conselhos, também foram convidadas autoridades responsáveis pela formulação da política municipal de planejamento e desenvolvimento urbano e transporte, associação de ciclismo, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, bem como a sociedade em geral.

Assista ao vídeo da audiência pública na íntegra clicando aqui.

Fonte: Ascom Crea-AL | DMTT | Luciano Marinho