Skip to content
  • Home
  • CreaJr
  • Semana da Construção Civil do Ifal Maceió conta com palestra de Rosa Tenório sobre mercado para mulheres

Semana da Construção Civil do Ifal Maceió conta com palestra de Rosa Tenório sobre mercado para mulheres

Evento já consolidado no calendário acadêmico do Ifal, e realizado em sua sétima edição, a Semana da Construção Civil – Arena abriu sua programação nesta quinta-feira (04), com apresentação do Coro Jovem do Ifal Maceió, falas de docentes e gestores do Ifal e palestra da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e engenheira civil Rosa Tenório. O evento acontece no campus Maceió até sábado, envolve palestras, competições e minicursos da área da Construção Civil e é aberto à comunidade acadêmica de todo o Instituto.

Na ocasião, o reitor Carlos Guedes parabenizou a equipe dos cursos de Engenharia Civil e Edificações do Ifal Maceió pela organização do evento, destacou a presença e participação de alunos e docentes de outro equipe e reforçou que eventos como o Arena reforçam o propósito de ser da instituição Ifal. “Apesar de todos os desafios, não tenho como não acordar motivado. O compromisso com a transformação nos motiva. É lembrar todos os dias o quanto a educação pública transforma a vida das pessoas e quanto já avançamos mesmo diante de tantos limites. E eu não consigo trabalhar se não for em equipe!”, destacou o reitor, reforçando a importância dos técnicos e docentes para a existência e funcionamento do Instituto.

O diretor geral do campus, Givaldo Oliveira, destacou a oportunidade que o Instituto oferece aos estudantes de continuidade de sua formação. “Esperamos que muitos que aqui se formarem em Edificações voltem ao campus para cursar Engenharia Civil, serão sempre muito bem vindos e reconhecemos a qualidade com a qual é oferecida a formação profissional para vocês. Nos deparamos diariamente com limitações de recursos, há carências em nossa estrutura e muito a ser melhorado para que o campus volte a ser referência de Instituto Federal, mas somos um campus sempre abertos a parcerias que nos ajudam a evoluir”,  destacou o diretor.

“Sejam operativos!”

Rosa Tenório compartilhou aprendizados de sua experiência na Engenharia

Convidada para a palestra de abertura do evento, a engenheira e presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, compartilhou com os alunos e professores presentes histórias de sua trajetória profissional, dados sobre a presença e mulheres no mercado da Engenharias Civil e deu um recado importantes aos futuros profissionais: “Seja proativos. Criem as opotunidades que vocês querem. Vão lá e façam. A vida o tempo todo observa vocês e as pessoas se lembram de quem tem proatividade e diferencial. Quando a gente não faz as coisas simplesmente “por fazer”, as situações se apresentam, pessoas indicam, possibilidades surgem. E cada um de nós tem um diferencial que vai atrair a oportunidade compatível”. 

Rosa Tenório, que já passou pelas experiências de superintendente de limpeza urbana, secretária de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió a controladora geral do Estado, relatou que exemplos, ações e movimentos feitos durante sua jornada como engenheira abriram novas possibilidades e “falaram muito mais alto” do que pedidos ou regras. “Claro que temos de agir dentro da legalidade, com ética e responsabilidade, mas esperar que as coisas aconteçam na vida de vocês não é nem nunca será o melhor caminho. Sejam operativos. Às vezes é uma decisão, uma única ação, um movimento que pode abrir possibilidades por toda uma vida”, reforçou a engenheira.

A presidente também reforçou sobre a importãncia de mais mulheres ingressarem no ramo da Engenharia, “desmistificando” a tradição de profissões geralmente “masculinas”, como os trabalhos na área de construção civill. “O lugar da mulher é na construção, na Engenharia ou onde ela quiser. Temos hoje no Brasil mais de um milhão de profissionais da área da Engenharia, sendo que apenas 20% dessa participação é feminina, o que representa um avanço. Existem dados sobre muitas mulheres que se formam engenheiras, mas não ingressam nem permanecem na profissão. Isto é um reflexo da cultura profissional em nosso país, ainda muito limitada por questões sociais de gênero, mas muito já avançamos”. 

Rosa finalizou a palestra convidando os estudantes a participarem do CreaJr., um  programa que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classe e o Crea-AL, por meio da realização de seminários, palestras, minicursos, visitas técnicas e ações sociais, priorizando conteúdos acerca das tendências da área tecnológica, legislação e ética no exercício profissional. O CreaJr apoia movimentos empreendedores jovens e assessora estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho.

Fonte: Gabriela Rodrigues – Ifal Maceió