Belo Horizonte recebe lideranças para 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

Juntos em Belo Horizonte (MG) durante esta semana, os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) integraram a terceira reunião do ano do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea, grupo coordenado pelo presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, que foi eleita para a posição no Encontro de Líderes realizado em fevereiro.

Na terça-feira, 16, o presidente do Confea, eng. de telecom. Vinicius Marchese, abriu os trabalhos com uma apresentação de cem dias de gestão frente ao Federal. “O meu esforço é no sentido de enxergar o Sistema como um Sistema e não como entidades individuais. Em três anos queremos entregar o Sistema muito diferente do que pegamos, essa é nossa meta”.

A principal pauta do primeiro dia foi a implantação do registro único e o consequente fim do visto profissional, anseio de longa data dos profissionais, mas que exige uma operacionalização delicada. Respaldada pelo grupo, a proposta também foi endossada por Rosa. “Isso vai simplificar muito a vida dos profissionais que atuam em mais de um estado”, disse.

Presidente do Confea, eng. de telecom. Vinicius Marchese, ao lado da presidente do Crea-AL e coordenadora nacional do CP, eng.ª civ. Rosa Tenório

Além disso, os presentes ainda falaram sobre o Programa Mulher, a ABNT Ilimitada e a Frente de Valorização Profissional, plataforma online que registra denúncias de editais e concursos que não respeitam o salário-mínimo profissional ou ultrapassam as atribuições técnicas das vagas. Também foi apresentado o Sistema Integrado de Processos Éticos, o Sipe, uma nova ferramenta baseada em Business Intelligence (BI) que coleta, organiza, analisa e compartilha informações para apoiar a tomada de decisões.

Já na quarta-feira, 17, último dia de CP, os presidentes aprovaram o envio de uma proposta de convênio junto à Fundação Getúlio Vargas para a disponibilização gratuita dos indicadores econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) aos profissionais e empresas do Sistema. A proposta será encaminhada à Gerência de Relacionamentos Institucionais do Confea para análise e posterior análise pelo Plenário.

Também foram discutidas possíveis alterações nas resoluções de registro de instituição de ensino e entidades de classe (nº 1.070/2015), critérios para cobrança das anuidades, serviços e multas (nº 1.066/2015) e de Anotação de Responsabilidade Técnica, Acervo Técnico-Profissional e Acervo Operacional (nº 1.137/2023).

Ao final da reunião, a coordenadora Rosa Tenório agradeceu toda a equipe do Crea-MG, anfitrião do evento e do Confea, além dos conselheiros federais participantes da reunião. “Foi superprodutivo. É bacana quando temos ideias construídas conjuntamente”, agradeceu. O presidente do Conselho mineiro, eng. civil Marcos Gervásio, celebrou a objetividade e a excelência dos trabalhos. “É o que se espera do CP, essa pauta definida e acertada. Terminamos com missão cumprida. Ganham com isso nossos profissionais, nossas empresas, a sociedade”, finalizou Gervásio.

Presidente do Crea-MG, eng. civil Marcos Gervásio

O CP volta a se reunir de maneira híbrida nos dias 14 e 15 de maio para fechar as propostas em torno das resoluções. Depois, novamente, em 28 de maio, em Brasília, para eleger dois diretores para o próximo mandato da Mútua nacional.

Fonte: Crea-AL com Crea-PE e Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual