Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Auditório do Crea-AL recebe discussões sobre mobilidade urbana e Plano Diretor de Maceió

Auditório do Crea-AL recebe discussões sobre mobilidade urbana e Plano Diretor de Maceió

  • Notícias

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) recebeu na tarde desta segunda-feira, 27, o evento “Diálogos: Centros Urbanos 2024” que trouxe desafios e propostas de ação para requalificar os centros urbanos de forma eficiente e sustentável.

À frente da cerimônia estiveram a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório; o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; o secretário-geral de Articulação da Frente Parlamentar, deputado federal Rafael Brito; e a secretária executiva da Frente Parlamentar, Gabriela Sabino.

Em seu discurso de abertura, Rosa exaltou a iniciativa e ressaltou a atuação ativa do Crea-AL neste assunto. “É de nosso completo interesse estarmos inseridos em todo debate público que contemple o desenvolvimento da infraestrutura tanto do município, quanto do estado. Sendo a Casa da Engenharia Alagoana, entendemos que precisamos contribuir tecnicamente, e por isso estamos de portas abertas para facilitar essas discussões”, afirmou.

O primeiro painel abordou um diagnóstico da mobilidade urbana de Maceió, considerando os conhecimentos acadêmicos, principais conceitos, perspectivas e iniciativas bem ou malsucedidas, mobilidade sustentável, economia de transportes, caminhabilidade e apresentar alternativas e soluções inovadoras para os principais problemas abordados.

Participaram do painel a arquiteta Sônia Rijo Costa de Barros Correia; o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o representante da Sociedade Movimento, Renan Silva; Ana Paula Vilaça, chefe de gabinete do Centro Histórico da Prefeitura de Recife; e o arquiteto, urbanista e professor da Ufal, Dilson Ferreira.

Já no segundo painel, a fundadora do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), Isadora Padilha de Holanda Cavalcanti, mediou uma análise do Plano Diretor de Maceió e suas implicações para a cidade, considerando o desenvolvimento sócio-espacial-ambiental do município, o desenvolvimento local e regional e o planejamento urbano.

As apresentações ficaram por conta do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/AL), Pablo Fernandes; da arquiteta, urbanista e professora da Ufal, Regina Dulce; do arquiteto e urbanista Airton Rocha Omena Júnior e de Ana Paula Acioli, também arquiteta e urbanista.