A Prefeitura de Maceió reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor, ampliando a participação ativa da sociedade na construção do futuro urbano da cidade. E na primeira reunião, realizada na última quarta-feira (22) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) atuou como uma das entidades selecionadas para compor o grupo de discussões, sendo representado neste primeiro encontro pela sua conselheira, eng.ª civil Daysy Lira.
O projeto tem a missão de discutir o desenvolvimento da cidade, considerando aspectos primordiais como a mobilidade, habitação, preservação ambiental, entre outros. Sua atuação será fundamental para garantir a participação da sociedade civil nas decisões que impactam diretamente o espaço urbano.
De acordo com a conselheira Daysy, a presença do Crea-AL se faz importante pelo fator técnico. “É um processo participativo que conta com vários facilitadores para as discussões, tendo o Crea-AL uma atuação fundamental para trazer uma visão técnica e podendo fazer contribuições valiosas para os mais diversos profissionais envolvidos no debate”, explicou.
Além do Crea-AL, o grupo é composto por uma ampla variedade de representantes, desde instituições educacionais e científicas até associações de moradores, organizações não governamentais, sindicatos e empresários envolvidos no desenvolvimento urbano. Essa diversidade de setores garante que o órgão seja verdadeiramente representativo e capaz de atender às necessidades e interesses diversos da comunidade.
Para promover uma agenda regular de discussões e deliberações, estão programadas, ao longo do ano, cinco reuniões ordinárias, com o segundo encontro já agendado para o dia 26 de junho. Todos os encontros acontecerão das 9h às 13h, na sede do Iplan, na Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá.
Confira as entidades selecionadas para a composição:
Entidades de Ensino e Científicas:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL; Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Entidades de Classe:
Membros titulares: Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas – IAB/AL; Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas – ADEMI.
Membros suplentes: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas – CAU/AL; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas – CREA/AL.
Associações de Moradores:
Membros titulares: Associação Comunitária e Beneficente dos Moradores do Bairro do Bom Parto; Associação Comissão Independente do Conjunto Eustáquio Gomes e Hamilton de Moraes.
Membros suplentes: Associação Comunitária dos Moradores do Bairro do Prado; Sociedade Unidade de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Petrópolis.
Organizações Não Governamentais:
Associação Alagoana de Ciclismo;
Instituto Terraviva.
Fonte: Jéssica Viturino/Ascom Iplan com Ascom Crea-AL