Encerrando a etapa de encontros microrregionais do 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), o Crea-AL realizou nesta quarta-feira, 16 de julho, o quarto e último evento preparatório no interior do estado. A cidade de Piranhas, no Alto Sertão, foi sede do encontro, realizado no auditório do Ifal – Campus Piranhas, reunindo cerca de 30 profissionais e autoridades locais.
Acesse a galeria de fotos completa clicando aqui.
Participaram da abertura a superintendente do Crea-AL, eng.ª civil Renilda Correia; o secretário de Infraestrutura de Piranhas, Pedro Pacheco; o secretário de Agricultura, José Clebson; e o diretor-geral do Ifal Piranhas, Iatanilton Damasceno, que deram as boas-vindas aos participantes.
Durante sua fala, o secretário Pedro Pacheco agradeceu a presença do Conselho e destacou a importância do evento para o desenvolvimento regional. “Somos muito gratos pelo Crea-AL ter escolhido Piranhas, a nossa ‘lapinha do Sertão’, pra esse maravilhoso evento que tem uma magnitude tão ampla pra todo o estado. Aqui discutimos propostas que podem até nortear 50, 100 anos de planejamento urbano e climático”, disse.
A programação contou ainda com a palestra “Índice de Vulnerabilidade Climática e seus Efeitos na Região Nordeste: Um Olhar Para ‘As-Lagoas’, Sertão e Nossas Águas”, ministrada pelo engenheiro de pesca e pesquisador Emerson Soares, que trouxe uma análise aprofundada sobre os impactos ambientais que atingem a região. “Tivemos aqui uma ação importantíssima, sobretudo para o Sertão. Pudemos falar sobre ondas de calor, superaquecimento, vasões das águas, entre outros assuntos tangentes à vulnerabilidade ambiental e suas alternativas”, comentou. A palestra foi seguida por uma mesa-redonda com os participantes, mediada pelo conselheiro do Crea-AL, eng. civil Nelson Menezes.
Na segunda parte do evento, foram formados quatro grupos de trabalho, que apresentaram nove propostas, das quais sete foram aprovadas. Os temas envolveram engenharia pública, mobilidade urbana, saneamento e meio ambiente, com foco em soluções sustentáveis e planejamento a longo prazo para o interior alagoano.
As propostas agora seguem para o encontro estadual do 12º CEP, que será realizado no dia 7 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió, consolidando as ideias construídas ao longo dos quatro encontros microrregionais realizados em Maceió, Coruripe, Palmeira dos Índios e Piranhas. Inscreva-se gratuitamente clicando aqui.