Em uma noite marcada por homenagens, reconhecimento e emoção, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, presidiu a mesa dos trabalhos da quinta-feira, dia 10, no quarto dia de evento da Semana da Engenharia. Com o auditório do Conselho Regional, lotado por conselheiros, estudantes, homenageados e seus familiares, autoridades e a sociedade em geral, a solenidade enalteceu o Dia do Engenheiro, representado por todos os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.
Durante seu discurso, Dacal saudou os presentes e falou sobre o momento solene que o Conselho preparou para homenagear e preservar, de alguma forma, a história de trabalho das pessoas que participaram do processo de valorização da engenharia alagoana. “Todos cumpriram ou ainda cumprem seu papel de agente transformador em prol da sua comunidade. E que cada um dos homenageados trilhou caminhos distintos, mas abraçaram as mesmas causas, sonhos e ideais, e por isso, é que estão recebendo esse reconhecimento na noite de hoje”.
HOMENAGEADOS
Mais um momento histórico para a história do Crea Alagoas. A noite de homenagens começou com a entrega do Diploma de Amigo da Engenharia Alagoana, aos profissionais e autoridades que prestaram relevantes serviços à engenharia do estado de Alagoas. Os agraciados foram: o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, o conselheiro, Otávio Lessa; o deputado federal Arthur Lira; o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro – que na ocasião, também recebeu, o selo Prefeitura Legal, pelo cumprimento do piso salarial estipulado pela Lei Federal 4950-A e o presidente da câmara municipal de Palmeira dos Índios, o vereador Salomão Torres.
Além do Diploma, como homenagem, o presidente do Crea Alagoas, criou as Comendas para serem entregues aos profissionais com o registro mais antigo no Crea. Para eles foram entregues a Comenda Luiz Gonzaga, que foi presidente deste Conselho de 1982 a 1984. Foram agraciados o engenheiro agrônomo Almir Diniz Barros, o eng. eletr. Marcelo Guimarães Barros, o eng. civ. José Marinho Buarque (representado por Cleidjan Costa Buarque) e o eng. mec. Pedro Pacca Loureiro Luna. O ex-presidente do Crea, o engenheiro agrônomo, Ricardo Luiz Rocha Ramalho Cavalcanti, recebeu a Comenda Jarbas Oiticica.
A conselheira e presidente da Comissão do Mérito Ana Maria Lima Nascimento fez a entrega da Comenda Mário Mafra para Ligia Broglio Micheletti e Arlan Almeida, estudantes de engenharia destaques do ano da Universidade Federal de Alagoas, e outra comenda foi entregue para a aluna Monyque Alves Lins, destaque na instituição de ensino superior Cesmac.
A Comenda Manoel Ferri foi entregue aos engenheiros civis Fernando Cardoso Gama, Manoel Machado Ramalho de Azevedo e José Arnaldo Lisboa Martins, e, a mesma comenda foi entregue ao segundo presidente desta autarquia, da gestão de 1970 a 1972, o eng. agro. Olavo Machado. Quem recebeu a Comenda Beroaldo Maia Gomes, foi o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, o eng. civ. José Carlos Lyra de Andrade. A comenda Luiz Abílio, foi entregue ao eng. civ. e deputado federal Ronaldo Lessa.
Uma homenagem, em especial, foi para um colaborador do Crea Alagoas, que há mais de vinte anos desempenha suas atividades com grande dedicação. Francisco Abilio Alves, mais conhecido como Chiquinho, foi agraciado com o Diploma de Funcionário do Ano. E para encerrar a noite, com a última homenagem, mas não menos importante, o Conselho Regional, fez questão de homenagear uma pessoa que sabe o que é vencer na vida.
Maria Rosineide Gonçalves, 25 anos, uma jovem determinada, que venceu barreiras econômicas e de preconceitos para chegar ao ensino superior. Em uma família de catorze irmãos, Rosineide é a primeira das filhas a entrar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Uma menina de origem humilde, que estudou em escola pública de Delmiro Gouveia e conseguiu ser aprovada em Engenharia Civil na Ufal – Campus do Sertão, sem fazer cursinho e na primeira tentativa. Para ela, foi um sonho que virou realidade. E na noite de ontem, ela, na presença de seus familiares que vieram de um povoado do interior da cidade de Delmiro Gouveia, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, pelo seu esforço, dedicação e perseverança.
A estudante, bastante emocionada, foi conduzida à plateia pelo advogado Luiz Gonzaga Mendes de Barros e depois saudada pelos reitores Ana Daise (também agraciada com o diploma de amiga da engenharia) e Eurico Lobo que prestigiavam a solenidade. No encerramento, foi apresentado um vídeo de homenagem a história da Rosineide que movida pela emoção disse que estava muito feliz e que jamais esquecerá este momento que vai marcar sua vida para sempre.
Confira as imagens: