Unindo agentes de transformação e impulsionando práticas ESG (ambiental, social e governança), o evento Construindo Alagoas Sustentável acontece no dia 2 de setembro de 2023, de 8h30 às 18h30, no Centro de Inovação e Tecnologia, localizado no bairro do Jaraguá. Um marco inédito no estado, reunindo especialistas de diversas regiões do país, o evento traz uma programação gratuita composta por painéis, arenas de conexão, feira sustentável, gastronomia e atrações musicais. Para se inscrever e conferir a programação completa, basta acessar territoriosustentavel.org.
Juntamente com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) é um apoiador deste evento que fortalece os critérios de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), composto por 17 itens.
“O evento busca a consolidação de um espaço fixo na agenda anual do estado, estimulando o engajamento contínuo em torno de temáticas que impactam diretamente a sociedade e o meio ambiente. A economia de Alagoas tem como fator econômico os recursos naturais, e a lucratividade das empresas e organizações será incisivamente influenciada pela pauta ambiental. Assim, vamos unir profissionais de diversas áreas em um grande encontro de sustentabilidade”, pontua Ariane Maria, uma das idealizadores do evento.
Entre os principais destaques desta primeira edição, estão previstas palestras com especialistas renomados para discutir as oportunidades de mercado e de profissões, em especial a promoção de soluções sustentáveis tanto para grandes quanto para as micro e pequenas empresas, com a participação de representantes do setor público, privado e de organizações da sociedade civil.
As discussões dos painéis se aprofundam na abordagem sobre a crise climática e as oportunidades do mercado de carbono, o impacto social nas empresas, além da responsabilidade empresarial no âmbito da governança – questões vitais para a construção de territórios mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, para a transformação do cenário econômico local, fortalecendo a colaboração entre os setores da sociedade no compromisso com as práticas ESG.
A feira sustentável vai permitir levar um pouco do evento para casa, onde o público poderá conhecer diretamente quem faz os produtos artesanais e sustentáveis da nossa região, fortalecendo também a economia criativa local. Mas o destaque do dia vai para os cases de sucesso que terão espaços exclusivos para interagir com o público apresentando suas soluções e assim inspirar outras organizações e fortalecer o ecossistema de impacto local. Entre as empresas confirmadas estão a Amor 21, Nosso Mangue, Accor, Tamo Junto, Amafibra, entre outras.
“O evento fomenta as práticas ESG, uma agenda global, de modo a pensar soluções para a realidade local. Assim, damos destaque às iniciativas já existentes, e incentivamos novos agentes para a construção de uma Alagoas mais sustentável”, destaca Ariane Maria.
Nesta edição, um total de 9 palestrantes, 10 expositores na feira sustentável e 21 cases de negócios locais participam do evento, proporcionando 10 horas de intensa troca de experiências, aprendizado, parcerias comerciais e conexões para todos os participantes.
Uma das missões do Construindo Alagoas Sustentável é simplificar e ampliar o debate sobre os princípios ESG, que trazem uma mudança de paradigma para as organizações e promovem práticas que avançam em direção à sustentabilidade ética e social, moldando o mercado consumidor mais consciente e a atividade corporativa mais responsável. Além disso, as pautas tratam de questões de interesse público que afetam diretamente o bem-estar humano e ambiental.