A capital alagoana recebeu nesta última quarta-feira, 9, a 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em 2025, que contou com a presença de lideranças regionais e nacionais do Sistema Confea/Crea. O encontro foi realizado no Centro de Convenções de Maceió, mesmo local onde ocorria simultaneamente o 40º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, maior evento do setor sucroenergético do Norte-Nordeste.
Confira a galeria completa clicando aqui.
O fórum tem caráter consultivo e colaborativo, sendo um espaço de construção conjunta para as ações que visam modernizar os Creas nordestinos, ampliar a capacidade de gestão e fiscalização, e garantir maior presença e valorização dos profissionais do sistema na região.
A anfitriã do encontro, presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, destacou o momento como essencial para o avanço coletivo do Sistema. “É sempre um prazer receber os presidentes do Nordeste para refletirmos juntos sobre tecnologia, valorização profissional e as formas de tornar nossos Creas ainda mais eficientes. Estamos sempre pensando em como melhorar os serviços prestados aos profissionais e levar mais benefícios à sociedade”, afirmou.
Também presente na reunião, o presidente do Confea, eng. de telecomunicações Vinicius Marchese, enfatizou a importância do encontro para ampliar a representatividade da engenharia na região. “O objetivo é melhorar os serviços dos Creas, fortalecer a fiscalização e garantir que os engenheiros e agrônomos estejam presentes em todas as regiões, inclusive nas mais afastadas. Fomos muito bem recebidos e Alagoas já está no meu coração”, declarou.
Com coordenação do presidente do Crea-PI, eng. civil Hércules Medeiros, o fórum debateu pautas fundamentais para o fortalecimento institucional dos regionais como a implementação do “novo Prodesu”, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua, que recentemente teve nova resolução aprovada para flexibilizar a transferência de recursos para os Creas.
“Essa atualização vem para fortalecer ainda mais os nossos Creas, nos tornando ainda mais capazes de implementar melhorias em nossos procedimentos internos. Também é sempre bom estar com os colegas presidentes e, preciso dizer, Maceió é uma cidade linda. Todos estão de parabéns pela recepção e organização”, disse o coordenador Hércules.
Outros destaques também estiveram na pauta como a apresentação de indicadores de gestão com ferramentas de BI, que foram mostradas pelo gerente de TI do Crea-AL, Afrânio Bastos; e o case de digitalização de acervos, conduzida pelo gerente de Infraestrutura do Crea-AL, João Luiz Batista.