Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Manual da Recarga Segura do Crea-AL é referência nacional em seminário da ANEEL

Manual da Recarga Segura do Crea-AL é referência nacional em seminário da ANEEL

  • Notícias

A mais recente missão do Crea-AL para garantir a segurança na eletromobilidade ganhou projeção nacional. O “Manual da Recarga Segura”, desenvolvido pelo Conselho em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Grupo Equatorial, foi citado como referência positiva durante o “Seminário ANEEL de Mobilidade Elétrica: Resultados e Desafios Para o Setor Elétrico”, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A citação ocorreu durante o painel “Desafios da Infraestrutura de Carregamento no Brasil”, mediado pelo gerente de Regulação do Serviço de Distribuição da ANEEL, Pedro Lombardi. O destaque à iniciativa alagoana foi feito pelo palestrante Daniel José Bego, coordenador de Acesso ao Sistema de Distribuição e Atendimento ao Consumidor e Demais Usuários da entidade. O evento foi transmitido online e você pode assistir clicando aqui.

Referência contra a desinformação

Em sua apresentação, Bego ressaltou que a falta de clareza sobre normas técnicas e responsabilidades é um dos principais obstáculos para o avanço seguro da mobilidade elétrica no país. Para o coordenador, a comunicação assertiva com o consumidor é fundamental, e a cartilha alagoana surge como um modelo a ser seguido.

“A gente percebe que há muita desinformação sobre padrões e normas técnicas, o que se deve fazer, quem é responsável, etc. Por isso estamos propondo discutir em consulta pública quais itens a distribuidora deve providenciar nessa comunicação, e é aí que entra a cartilha sobre instalação de estações de recarga”, afirmou Daniel Bego.

O coordenador da ANEEL ainda destacou a origem prática do documento, que nasceu para responder a riscos reais observados no dia a dia das cidades. “Aí a gente teve acesso a esse guia do grupo Equatorial com o Crea-AL e outras entidades que possui um nome bem sugestivo: Manual da Recarga Segura, que é fruto de algumas preocupações após incêndios em prédios condominiais antigos onde estavam sendo feitas instalações sem a mínima segurança”, completou.

Para o Crea-AL, o reconhecimento da ANEEL evidencia o sucesso de um trabalho que uniu rigor técnico e linguagem acessível. O fato de a agência reguladora utilizar o manual como exemplo em discussões de consultas públicas coloca Alagoas na vanguarda da segurança em eletromobilidade no Brasil.

Manual da Recarga Segura

Lançado no último mês de novembro em evento no Crea-AL, o Manual da Recarga Segura foi concebido para orientar síndicos e profissionais sobre a obrigatoriedade da atuação de engenheiros eletricistas habilitados, a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o cumprimento das diretrizes do Corpo de Bombeiros, prevenindo sinistros e garantindo a integridade das edificações.

De acordo com a conselheira e coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-AL, eng.ª eletricista Michelle Palladino, a chegada dos carros elétricos não é só uma questão de sustentabilidade, é uma questão de segurança pública. “Estamos falando de alterações na infraestrutura elétrica que, se mal executadas, podem causar grandes sinistros. Por isso, criamos esta cartilha em conjunto com o CBMAL, Equatorial e outras entidades como Sinduscon e Ademi, para ser a principal base da sociedade alagoana neste assunto. Nosso objetivo é claro: garantir que cada recarga seja feita com segurança, protegendo vidas e patrimônios”, disse.

No guia é estabelecido os procedimentos numa ordem cronológica clara, desde o estudo de viabilidade técnica até a conformidade final, destacando a necessidade de comunicação com a Equatorial para adequação de carga e segurança da rede; a obrigatoriedade de seguir a diretriz nacional define parâmetros mínimos de prevenção e combate a incêndios; e dever de proprietários e síndicos de exigir a ART para proteger o patrimônio e evitar corresponsabilidade civil e criminal por sinistros.

A cartilha segue disponível para download gratuito no site oficial do Crea-AL, servindo agora não apenas aos profissionais alagoanos, mas como um guia de referência para todo o setor elétrico nacional.