A presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Rosa Tenório, o vice-presidente, Roberto Jorge, e os conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, Alexandre Machado e Renilda Correia, estiveram no gabinete do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para discutir sobre ações de aproximação entre as entidades, como o cadastro dos egressos dos cursos de áreas afins e a realização de um calendário de capacitação que envolva e valorize estudantes e profissionais das Engenharias.
“A ideia é ter a possibilidade de fazer palestras, tantos para aqueles que estão em formação, como os profissionais, em conjunto com as instituições de ensino do Estado”, disse Rosa.
A gestora comentou sobre a necessidade de um levantamento dos profissionais e demandas das áreas atendidas pelo Conselho. “Iniciamos com a Ufal e o Ifal pela capilaridade que estas instituições têm no estado. Esse levantamento de egressos é uma ação que se completa entre o Crea-AL e as instituições de ensino. Precisamos ser comunicados sobre os alunos que estão concluindo a graduação”, pontuou.
O reitor Carlos Guedes também destacou a importância dessa aproximação do Crea-AL. “Estaremos colaborando com as informações solicitadas pelo Conselho. Esse contato é muito importante para nossos professores e também os alunos, que precisam ter a ciência da missão do Conselho dentro da sociedade”, disse.
Oportunidade de estágio
Na ocasião, a coordenadora de Estágios e Egressos do Ifal, Adriana Thiara, aproveitou a oportunidade para convidar o Conselho a integrar o círculo de organizações que ofertam oportunidades de estágio para os estudantes.
“A gente está vivendo um momento muito particular de reformulação dos projetos pedagógicos e contar com o conselho ajudará na modelação de projetos que garantam o atendimento das expectativas do setor produtivo”, comentou o professor do curso do Ifal e também conselheiro do Crea-AL, Alexandre Machado.