Skip to content

Integração, inovação e muito trabalho: os primeiros 6 meses da nova gestão

   O ano de 2021 começou tão desafiador quanto o ano que se passou. A crise sanitária, impulsionada pela pandemia, fez costumes mudarem e criou barreiras que precisaram ser superadas para a continuidade do trabalho de fiscalização do exercício profissional e de valorização dos engenheiros, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

Com 6 meses de gestão, a presidente do Crea-AL e engenheira civil, Rosa Tenório, vem trabalhando para que sua ações seja o mais próximas possível do profissional habilitado, garantindo assim condições necessárias para que os trabalhadores desenvolvam um serviço seguro e capacitado para a sociedade.

“Iniciamos nosso trabalho no Crea-AL em uma conjuntura bem diferente do que o normal. O período de recessão vem nos cobrando um esforço muito maior. Durante nossa campanha percebemos a necessidade da aproximação com profissionais municípios e a participação efetiva das mulheres no conselho. Assim, a cobrança tá sendo grande na interiorização das nossas ações de atendimento e fiscalização. Hoje executamos um trabalho mais abrangente, adotamos tecnologias e conquistamos parceiros. Sempre dialogando, incluindo mais jovens e mulheres na defesa da sociedade”, destacou Rosa.

O que já foi feito

Disponibilizamos aqui informações sobre os principais avanços alcançados nos primeiro semestre da nova gestão, que tem seu foco na transparência e diálogo com os profissionais, trazendo mais qualidade e eficiência na prestação dos serviços.

Clique nos banners abaixo para conferir as ações já realizadas:

Atendimento

O serviço de atendimento é a ponte que conecta o Crea-AL ao seu profissional, englobando as mais diversas especificidades como solicitações de documentos, análises, sugestões, reclamações, entre outros. O foco é reforçar esse elo, facilitando o acesso do habilitado ao Conselho e atribuindo eficiência nos procedimentos.

  •  Nos canais eletrônicos, foram 7.275 atendimentos pelo chat do site e 5.400 pelo nosso WhatsApp institucional.
  • Só nestes primeiros 6 meses são mais de 15 mil emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), superando em 34% o mesmo período do ano anterior. Em relação à Certidão de Acervo Técnico (CAT), já constam 272 liberações.
  • O processo de entrega de carteiras profissionais foi acelerado, e carteiras emperradas emitidas desde 2018 enfim conseguiram sua confecção. Foram mais de 300 habilitações desemperradas e prontas para entrega aos profissionais.
  • Hoje, o Crea-AL passa a ter um setor de Ouvidoria, um canal exclusivo para o profissional que enfrenta dificuldade em resolver suas demandas pelo atendimento.

Fiscalização

Este período de pandemia reforçou a necessidade de uma fiscalização concentrada, inteligente e preocupada com o seguimento de conformidades que diminuam a proliferação do coronavírus. Por isso, vistorias em estabelecimentos de grande circulação como shoppings e supermercados foram o alvo de ações no primeiro trimestre. Além disso, fiscalizações de rotina e apuração de denúncias seguiram sendo executadas normalmente.

  • Ao todo, foram gerados 1.102 relatórios de fiscalização e 279 autos de infração em todo o estado.
  • O trabalho integrado de fiscalização é uma tendência e prioridade na atua gestão. O primeiro trimestre registrou um bom número de novos convênios e parcerias com instituições. São elas: Vigilância Sanitária de Maceió; Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL); Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL); Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBM-AL); e Prefeituras de Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Tecnologia

O aprimoramento tecnológico dos procedimentos do Conselho também foi parte deste começo de gestão com o acolhimento de novas ferramentas como o BI.

Business Intelligence, ou BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, identificar oportunidades ou riscos, e assim proporcionar maior suporte na tomada de decisão e monitorar seus resultados.

A implantação do software segue sendo coordenada pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Crea-AL e vem sendo adotada pelos gestores. Superintendência e Fiscalização são exemplos de setores que já usufruem de pleno uso da ferramenta. Neste primeiro momento a ferramenta é utilizada para encontrar gargalos e buscar soluções com os gestores.

Integração e oportunidades

Promover construtivas discussões e oportunidades para os profissionais é outro objetivo da atual gestão. Para melhor efetivar estas ações, a criação de uma agenda institucional e a concessão de vantagens também fazem parte do repertório de serviços prestados ao profissional habilitado e aos estudantes do Sistema Confea/Crea.

  • Tendo eleita a primeira presidente mulher da sua história, o Crea-AL estabeleceu a equidade de gênero como pauta definitiva e lançou o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua.
  • Realizou visitas as instituições de ensino como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e o Instituto Federal de  Alagoas (Ifal) com o intuito de implantar o Colégio de Entidades de Ensino. A iniciativa busca evitar  casos de diplomas falsificados.
  • Uma das primeiras ações de parceria foi com a empresa de recrutamento profissional Recruitment, que disponibilizou mais de 150 vagas de emprego direcionadas aos profissionais habilitados do Crea-AL.
  • Congressos, cursos e treinamentos também têm sido constantemente divulgados nas redes sociais, contando inclusive com descontos especiais para os profissionais adimplentes e até sorteios de bolsas integrais.
  • Em março, o Crea-AL aderiu a campanha referente ao Mês da Mulher inaugurando um cronograma de transmissões ao vivo, a serem realizadas mensalmente sempre seguindo temas contribuam com o desenvolvimento de Alagoas. As lives acontecem pelo canal do YouTube e perfil do Instagram do Conselho, trazendo debates com especialistas no assunto.

Confira na galeria abaixo as fotos de algumas ações executadas: