Buscando atender às necessidades dos profissionais, o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) agora contará com uma atualização das tabelas auxiliares, que serão a nova base de dados para descrição de atividades contratadas a partir de 1º de outubro de 2021.

Com a medida, serão disponibilizados novos itens nos campos de atividade contratada, com o incremento no número de atividades profissionais e a melhoria na organização da tabela de obras e serviços, o que resultará numa representação mais fiel às atividades que foram contratadas de fato.

Clique na imagem para ampliar

A Tabela de Obras e Serviços (TOS) também passará por mudanças. Agora os termos usados serão mais coerentes e adequados às suas atividades, e em breve, o profissional também visualizará apenas os serviços referentes a sua modalidade, o que proporcionará uma lista mais enxuta e de fácil manuseio.

Caso a nomenclatura da sua obra ou serviço tenha sido substituída ou alterada na nova versão da tabela, o profissional deverá refazer a busca optando por termos mais genéricos que ainda sejam capazes de caracterizar a atividade contratada.

Clique na imagem para ampliar

O anexo da PL 2045/2018 contém a lista detalhada dos novos itens das tabelas de de nível de atuação e de atividade profissional, que você acessar clicando aqui. E o Anexo I da Resolução nº 1.073/2016 disponibiliza um glossário com a definição dos termos contidos nas tabelas auxiliares descritas acimas. Confira clicando aqui.

Para auxiliar os profissionais, o Crea-AL produziu um vídeo sobre a nova TOS. Assista abaixo: